(28/04) ABC: Lula participa de Simpósio dos metalúrgicos sobre negociação coletiva nesta terça

PT Santo André
Por PT Santo André abril 27, 2015 21:43

(28/04) ABC: Lula participa de Simpósio dos metalúrgicos sobre negociação coletiva nesta terça

Evento marca os 35 anos da Greve de 1980. Abertura da atividade acontece, às 18h, no SMABC

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), realiza nos próximos dias 28 e 29 de abril o Simpósio “Ação Coletiva, Democracia, Trabalho e Transformação Social”. O evento, que reunirá membros do Ministério Público e do Poder Judiciário e entidades sindicais, marca o aniversário de 35 anos da greve da 1980, quando 140 mil metalúrgicos paralisaram suas atividades por 41 dias, durante a campanha salarial, em plena ditadura militar.

O Simpósio vai analisar a história do movimento sindical brasileiro e as ferramentas de participação coletiva na defesa e na consolidação do estado democrático de direito. A conferência de abertura será ministrada pelo ex-presidente Lula, no dia 28, a partir das 18h, e contará com a presença do Procurador-Geral do Trabalho, Luis Antonio Camargo de Melo. “Vai ser um dia emblemático para entender a importância e o marco da transformação que foi a greve de 80 no mundo do trabalho. O Lula vai recordar essa greve que foi política, não só de conquistas econômicas, na época da ditadura militar. Foi a greve do amadurecimento da consciência política, da luta e do espírito da classe trabalhadora”, destaca o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

A programação contará com mesas redondas seguidas de debates, que abordarão temas como o papel das instituições do mundo do trabalho na negociação coletiva, os avanços obtidos pela negociação coletiva no Brasil, e os desafios para o exercício da função negocial dos sindicatos.

Entre os conferencistas e mediadores, estarão membros do Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério do Trabalho e Emprego, do DIEESE e da OIT (Organização Internacional do Trabalho), professores da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Mackenzie, além de dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CUT, da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e representantes da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Serviço 

Simpósio “Ação Coletiva, Democracia, Trabalho e Transformação Social”
Quando:
 28 e 29 de abril de 2015
Abertura: 28 de abril às 18h
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Endereço: Rua João Basso 231, Centro – São Bernardo do Campo (SP)

Crédito da foto: Heinrich Aikawa / Instituto Lula

Fonte: http://www.macroabc.com.br

PT Santo André
Por PT Santo André abril 27, 2015 21:43