(30/05) PT Santo André debate “Democracia e Comunicação” em Etapa do 5º Congresso Nacional

PT Santo André
Por PT Santo André maio 19, 2015 00:28

(30/05) PT Santo André debate “Democracia e Comunicação” em Etapa do 5º Congresso Nacional

Encontro temático ocorre no Sindicato dos Bancários do ABC e terá as presenças do professor Ciro Marcondes, do pesquisador Charles Jungles e deputado estadual Luiz Turco

O Partido dos Trabalhadores de Santo André, por meio do GT Comunicação, organiza a Etapa Livre “ Por Mais Democracia e Mais Comunicação”, no próximo dia 30 de maio (sábado), das 9h às 14h, como preparação ao 5º Congresso Nacional do PT Nacional.

O debate será realizado na sede do Sindicato dos Bancários do ABC (Rua: Xavier de Toledo, 268 – Centro – Santo André/SP).

O seminário tratará sobre temas da comunicação atual como as novas tecnologias, a democratização dos meios de comunicação, liberdade de imprensa e a interlocução com a sociedade.

A mesa será composta pelo titular da Cátedra Unesco de Divulgação Científica e professor da ECA-USP, Ciro Marcondes Filho (criador da Nova Teoria da Comunicação); pelo pesquisador Charles Jungles Nisz Lourenço; pelo presidente do PT Santo André e deputado estadual, Luiz Turco, com mediação do secretário de Comunicação, publicitário e especialista em mídias sociais, Humberto Tobé.

O encontro é aberto ao conjunto de filiados e filiadas do partido, aos profissionais de comunicação social, aos movimentos sociais, sindicais, ecumênicos e entidades da sociedade civil.

 

Os resultados do debate serão encaminhados ao 5º Congresso Nacional do PT, que será realizado entre os dias 11 e 13 de junho de 2015.

Serviço:

5º Congresso Nacional – Etapa Livre do PT Santo André

Temática: Comunicação

Data: 30 de maio (sábado)

Horário: 9h às 14h

Local: Sindicato dos Bancários do ABC

Endereço: Rua Xavier de Toledo, 268 – Centro – Santo André/SP

Conheça os convidados da mesa:

Ciro Marcondes Filho

Professor doutor em Sociologia da Comunicação, Ciro Marcondes Filho é pesquisador de conceito 1A do CNPq e o criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas, a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de sua investigação, o metáporo.

Produziu mais de 40 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, é professor titular da ECA-USP desde 1987. Ministrou, na pós-graduação, sem repetição, mais de 30 cursos, sendo 23 deles sobre a Nova Teoria da Comunicação.

Atualmente coordena o FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP e está envolvido no projeto Triangulação Internacional da Comunicação, atuando junto com Chicago e Zurique no tema Comunicação e Alteridade. Em jornalismo, foi editor do Jornal da USP, colaborador do jornal LEIA, e é atualmente colunista da revista Caros Amigos. Produziu 57 programas da série O Teatro do Mundo – A Canção, na Rádio USP, acessáveis pelo site da radiousp.

 

Charles Jungles Nisz Lourenço

Possui graduação em Fillosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Jornalismo pela USP/SP (2014) e Mestrado em Comunicação pela USP/SP (2009). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Edição e Mídias Digitais. Atualmente leciona a disciplina Informação e Novas Mídias no Centro de Estudos Latino-Americano de Comunicação e Cultura na USP (Universidade de São Paulo).

É autor da tese de dissertação de mestrado na USP/SP, “Uma reflexão teórica para compreender as mudanças no jornalismo com o uso de novas ferramentas tecnológicas”, cujo objetivo da pesquisa é melhor dimensionar a chegada de novas tecnologias e as mudanças no fazer jornalístico com a chegada dessas ferramentas, como demonstrar que as abordagens teóricas tradicionais, como o funcionalismo norte-americano (décadas de 30 e 40) e as teorias da Escola de Frankfurt (análise marxista da comunicação), não são capazes de explicar as mudanças sofridas pelo Jornalismo na última década.

Trabalhou como repórter da editoria de tecnologia no UOL, DCI, Microsoft Corporation e no Tabloide Verde.

Luiz Turco

Luiz Turco é presidente do Partido dos Trabalhadores de Santo André e deputado estadual pelo PT/SP. Iniciou sua militância nas Pastorais da Igreja Católica. Trabalhou no comércio e como metalúrgico atuando na oposição dos trabalhadores de São Caetano do Sul.

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, atuou na coordenação da campanha vitoriosa de Celso Daniel à prefeitura de Santo André, em 1988.

Indicado pelo ABC, Turco integrou o Diretório Estadual do PT durante 17 anos, onde teve a missão de formar o PT pelo estado de SP, tendo viajado por todo o interior, litoral, baixada santista e regiões metropolitanas, conhecendo de perto a realidade e todos os problemas de nosso estado.

Coordenou as campanhas do presidente Lula, para presidência da república, e dos candidatos do PT ao governo do estado de São Paulo. Retornou ao ABC, em 2009. Uniu a militância, sendo fundamental para a eleição vitoriosa do prefeito Carlos Grana, em 2012.  Preside o PT Santo André pela terceira vez. Em 2014, elegeu-se deputado estadual, tendo obtido 78.670 votos. Atua em três comissões permanentes na Assembleia Legislativa: Infraestrutura, Assuntos Metropolitanos e Municipais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Humberto Tobé

 

Publicitário com especialização em mídias sociais, Humberto Tobé é filiado ao PT de Santo André, foi coordenador da Macro ABC, e atualmente é Secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Santo André e chefe de gabinete da presidência estadual do PT-São Paulo.

 

 

Fábio Sales

GTE PT-SP

PT Santo André
Por PT Santo André maio 19, 2015 00:28