ARTIGOS

Aécio representa “fantasma do passado” na Educação

FANTASMA DO PASSADO AECIOAssim como FHC, que não construiu nenhuma Universidade Pública Federal no país, tucano presidenciável sequer apresenta propostas para o ensino superior federal

O candidato tucano à presidência da república, Aécio Neves, já deu todos os indícios de que seguirá o modelo fracassado dos governos FHC na área do ensino superior federal. Enquanto os governos Lula e Dilma trabalharam forte para oferecer educação de qualidade aos estudantes que migram do ensino médio para as faculdades, ao construir 18 universidades federais no país, em 12 anos, o PSDB, de Fernando Henrique e Aécio, não ergueu nenhum equipamento público federal.

Isso mesmo! Em oito anos de gestão, os tucanos não saíram da estaca zero! E vale lembrar que as gestões Dilma e Lula, juntas, elevaram o número de universidades públicas de 176 para 304.

Recentemente, um assessor de Aécio sugeriu privatizar o ensino superior no Brasil. Contrário à ideia, o deputado estadual eleito e presidente do PT andreense, Luiz Turco, defende a reeleição da presidenta Dilma, por avaliar que a educação pública e gratuita continuará a ser valorizada.

“Alguém como o Aécio, que não dedica uma linha do programa para expansão do ensino superior federal, certamente quer que os pobres não tenham acesso às universidades públicas. É uma política segregadora, onde priorizaria apenas a elite. Dilma precisa ser reeleita, pois segue na contramão deste pensamento e vai ampliar o número de universidades e as oportunidades para os jovens e adultos mais carentes estudarem em igualdades de condições”, analisa Turco.

Você também pode gostar...