ARTIGOS

ANA libera 2ª cota do volume morto do Cantareira

Ana liberaA liberação da água para ser captada pelo reservatório será feita de forma gradual

A  Agência Nacional de Águas (ANA) comunicou o Governo de São Paulo sobre sua decisão de liberar captação de água da segunda cota da Reserva Técnica do Sistema Cantareira. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a liberação será em “parcelas sucessivas” e com novas regras de retirada para evitar que o reservatório fique com menos de 10% de sua capacidade original em abril de 2015.

A segunda cota contém 106 bilhões de litros de água e, segundo o presidente da ANA, Vicente Andreu, o uso é “necessário em função da severa estiagem”.

No documento enviado ao Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), órgão de regulamenta o reservatório junto à ANA, também propõe que a Sabesp apresente uma proposta do volume que irá precisar para abastecer até o dia 30 de novembro, assim, pode evitar que a Grande São Paulo e a região de Campinas tenham seu abastecimento prejudicado.

O uso da nova cota foi aprovada quando a Sabesp mostrou um plano para sua utilização, que apresenta a liberação gradual da água, além da empresa ter a obrigação de enviar propostas à ANA quando um volume for liberado.

Na tentativa de garantir o que ainda resta da água, cerca de 3,9% nesta sexta, até o fim de novembro, uma liminar determinava a revisão da quantidade de água retirada do reservatório para o abastecimento da Grande São Paulo. Quando foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a liberação da segunda cota foi divulgada logo em seguida.

Fonte: redebomdia

Você também pode gostar...