Aparelho desenvolvido com apoio da InNova recebe premiação da UFABC

PT Santo André
Por PT Santo André janeiro 23, 2015 07:44

Aparelho desenvolvido com apoio da InNova recebe premiação da UFABC

 

O torquímetro eletrônico digital, aparelho desenvolvido pelo engenheiro mecânico Nelis Evangelista com o apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André, a InNova, foi o terceiro classificado no Prêmio UFABC de Inovação. A premiação foi realizada em dezembro passado. Em outubro o aparelho, utilizado para colocação de implantes dentários, já havia sido finalista do 2º Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.

Para o engenheiro Nelis, cada premiação funciona como um cartão de visitas e um controle de qualidade. ‘Quando pensamos em termos de mercado, estes prêmios são um instrumento importante para alavancarmos o marketing de nosso produto’, afirmou.

De acordo com o idealizador do aparelho, na implantação das próteses a força utilizada no processo deve ser adequada. Mais ou menos força pode trazer problemas ao paciente. Com o novo aparelho, o profissional de odontologia pode operacionalizar a força necessária e recomendada para o sucesso da cirurgia. Atualmente o engenheiro trabalha na produção de algumas unidades do torquímetro. A expectativa é que até meados de 2015 elas cheguem ao mercado nacional e da Espanha.

Dentro da InNova, Nelis passou por um processo de desenvolvimento de seu Plano de Negócios, participando de diversas consultorias que resultaram no desenvolvimento do produto final. A Incubadora Tecnológica de Santo André recebe projetos de interessados, sendo que uma das premissas para se tornar um incubado é apresentar ao mercado algo inovador ou mesmo modificando algum existente.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Famelli exalta o orgulho da cidade em contar com iniciativas como a de Nelis Evangelista na incubadora. ‘Para nós, é um incentivo acreditar e apostar nas empresas que desenvolvem estes produtos. Santo André quer mesmo ser a cidade para desenvolver e trazer novos potenciais tecnológicos’, afirmou. Para tanto, lembra a Oswana, a InNova está com as portas abertas para a inscrição de novos projetos e para atender às demandas de novos parceiros.

HISTÓRICO – As atividades da InNova foram retomadas em junho de 2013 com a assinatura de convênio de cooperação técnica entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Os empreendedores têm acesso à capacitação para conquista de novos mercados, incremento da qualidade dos seus produtos e serviços, inovação tecnológica e aumento da produtividade e lucratividade, além de estimular a articulação entre empresas, universidades e centros de pesquisa.

O processo de seleção é permanente e a direção da incubadora recebe as propostas durante o ano. O Conselho Consultivo, que é constituído com a participação de empresas, sindicatos, universidades e entidades empresariais, avalia as propostas e os aprovados passam por um curso de pré-incubação que ocorre duas vezes por ano. Se não houver vagas, as empresas dentro do perfil de atuação da InNova entram em uma lista de espera para ocupar o espaço. A InNova fica na Av. Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, Santo André.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.

Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Fonte: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

PT Santo André
Por PT Santo André janeiro 23, 2015 07:44