ARTIGOS

#ArrochoNever propõe bolsa que não colocou em prática em Minas

DESVIO DE GRANA TUCANAAécio promete na tevê implantar o Poupança Jovem em várias regiões do País, principalmente no Nordeste. Porém, nem em Minas, onde ele foi governador e criou o programa, o benefício deu resultado. Das 853 cidades de Minas, o programa atende apenas 9.

O Poupança Jovem foi criado em 2007 para atender alunos de escolas públicas com alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade social. Pelo projeto, o governo abre uma poupança para o aluno e deposita, anualmente, mil reais. Só no final do ensino médio o aluno pode retirar o valor total, de três mil reais. Mas, na prática, não funciona assim.

Para Beatriz Cerqueira, coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG), o programa não alcança o objetivo. “Não atinge os alunos que precisam nem traz repercussão ao sistema educacional”, afirma.Ela diz que abrangência é muito pequena, pois não são apenas nove os municípios em condições de vulnerabilidade ou evasão escolar: “São 3.667 escolas em Minas gerais, outros municípios também estão nessas condições”.

No programa eleitoral Aécio afirma que o pagamento é feito no dia da formatura, mas o repasse demora até um ano depois da data prometida: “Temos reiteradas reclamações de atrasos no pagamento”, conta Beatriz.

Em 2013 havia 71,5 mil alunos matriculados em escolas com os requisitos para serem comtempladas pelo programa. Apenas 11 mil alunos, formandos de 2012, foram beneficiados, mas só receberam o valor no final de 2013.

Ela chama o Poupança Jovem de programa vitrine: “Aqui em Minas é muito comum os programas terem grande apelo nas propagandas, mas quando vamos estudar, eles não funcionam como foi proposto”.

Pimentel – Para Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais, o programa não funciona: “O Poupança Jovem é mais uma das muitas promessas do governo de Minas que serviram apenas à propaganda” Pimentel cita outras promessas do governo PSDB que não foram cumpridas, como pavimento de rodovias e construção de hospitais: “E agora, prometem tudo de novo como se os mineiros não tivessem memória”.

À época, o Poupança Jovem foi amplamente anunciado na televisão, rádio e veículos impressos. “A Minas midiática é linda, mas a realidade é muito distante da que eles criaram. O Poupança Jovem é só mais um dos diversos programas que não funcionam em Minas. Um exemplo da incompetência e da forma enganosa de fazer política”, disse o deputado Ulysses Gomes, do PT de Minas.

Você também pode gostar...