Aumenta a insatisfação com a Saúde em Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 20, 2017 11:49

Aumenta a insatisfação com a Saúde em Santo André

Saúde é a principal queixa a Paulo Serra nas redes sociais

Do Repórter Diário

Passados mais de nove meses de governo, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tem como maior alvo de reclamações de moradores, nas redes sociais, a crise na saúde pública. Segundo levantamento realizado pelo grupo GovNet, que analisou os dados de Facebook e Twitter, plataformas digitais usadas pelo tucano, o setor é mencionado 42,49% por usuários da internet entre 26 de setembro a 3 de outubro.

O monitoramento da GovNet tem como finalidade entender as interações entre os usuários das redes sociais e as publicações promovidas pelo prefeito, que divulga 99,5% de suas ações no Facebook. No período da amostragem, houve 3,3 mil interações de moradores com Serra na rede social – média diária de 419 –, sendo 1.400 classificadas como posicionamentos neutros (41,8%), 882 positivos (26,3%) e 1.071 negativos (31,9%).

Maior motivo de preocupação dos andreenses, a saúde foi o tema de 781 interações de internautas com o prefeito, porém, 59% foram menções negativas, 35,1% positivas e 5,9% neutras. O maior desgaste do governo no setor ocorreu a partir dos fechamentos das sete unidades no fim de julho, para reformas estruturais e com previsão de reabertura para 2018. As longas filas de espera por atendimentos e lotações como no CHM (Centro Hospitalar Municipal) também são pontos críticos.

Serra explica que os fechamentos das unidades de saúde são necessárias para modernização do sistema de atendimento previstos pelo programa QualiSaúde. A proposta abrange a informatização de toda rede pública e maior controle de medicamentos nos almoxarifados e capacitação dos profissionais do setor.

Depois da saúde, a manutenção de infraestrutura urbana é o segundo tema mais mencionado entre os andreenses nas publicações de Serra, chegando a 222 interações (12,08%), seguido de ações sociais com 186 (10,12%), educação em 129 menções (7,02%), obras com 120 (6,53%) e segurança em 116 (6,31%), entre outras. No período, as publicações de Serra tiveram 1,6 mil compartilhamentos, 19 mil reactions (curtidas e outros tipos de reações).

O prefeito também sofre maior incidência percentual de interações negativas por parte dos internautas em temas relacionados à geração de empregos (64,4%), manutenção da cidade (55,4%), segurança pública (46,4%) e obras (49,2% negativas). Por outro lado, Serra tem maior aprovação em políticas de ações sociais (79,6%), habitação (66,3%) e educação (55,8%).

Análise

Para o diretor da GovNet, Nilton Tristão, “a métrica das manifestações favoráveis a Paulinho Serra circunscreve-se, em sua maioria, a textos curtos de agradecimento pelas ações realizadas, tais como: “parabéns pela iniciativa, tamo junto, é isso aí, etc. Por outro lado, as manifestações críticas, circunstância natural de quem está insatisfeito com o desempenho administrativo e/ou rumos da cidade, são permeadas de considerações e sentimentos bem delineados”.

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 20, 2017 11:49

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK