Voltar para página inicial

BANCADA ANDREENSE (2017 – 2019)

ALEMÃO DUARTE (Líder da Bancada)

Alemão Duarte

Alemão Duarte nasceu no dia 17 de março de 1964 no Sítio Água Branca, em Carius, município do Ceará. É filho caçula de José Duarte de Lima e Antonia Ferreira Lima.

Alfabetizado aos 20 anos na região do ABC, hoje é pós-graduado pela Faculdade de Direito São Bernardo. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de1996 a2012.

Trabalhou como agricultor no Ceará até seus 18 anos. Em São Paulo trabalhou no comércio e na construção civil como ajudante de pedreiro. Aos 21 anos, começou seu trabalho na indústria metalúrgica onde entrou em contato com o movimento sindical, participando do 1º Congresso dos Metalúrgicos do ABC em 1993. Em 1992 inicia sua atividade político-partidária filiando-se ao Partido dos Trabalhadores.

No Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi Secretário de Organização responsável pelos departamentos Jurídico, Formação, Saúde, Imprensa, Dieese e Cultural. Na oportunidade, desenvolveu seu vínculo como formador através de trabalhos educativos no MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e na saúde do trabalho através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Volkswagen.

Em 2005 assumiu a vice-presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 2009 entra para a Rede Sindical Mundial e Comitê Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e atualmente é Secretário Sindical do PT em Santo André.

Alemão Duarte é casado e tem duas filhas.

BETE TONOBOHN SIRAQUE

Bete Tonobohn Siraque

A Professora Bete Tonobonh Siraque é doutoranda e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialista em metodologia do Ensino Superior. Formada em Pedagogia pela Fundação Santo André; Professora Licenciada da Rede Municipal de Educação; é membro da CAED- Comissão de Assuntos Educacionais do Estado de São Paulo.

Atuou nas administrações dos prefeitos Celso Daniel e João Avamileno onde exerceu a coordenação de vários projetos educacionais: Serviço de Creche; Projeto Sementinha; Rede Cultural; Pela Vida, Não à Violência; Implantação dos Conselhos Escolares e Conselhos Mirins; Presidenta do Conselho Municipal de Educação e Assistente de Planejamento. Coordenou o Grupo de Trabalho de Educação do Consórcio Intermunicipal e foi Secretária Adjunta de Educação da Rede Municipal de Educação de Santo André – 2008.

Idealizadora responsável pela implantação do CESAS – Centros Educacionais de Santo André, projeto reconhecido e premiado por ousar transformar as escolas em espaços também para a comunidade, oferecendo Cultura, Esporte, Lazer, Inclusão Social e Educação nesses equipamentos.

EDUARDO LEITE

Eduardo Leite

Reeleito vereador para o segundo mandato, Eduardo Leite tem 35 anos, é advogado e especialista em Estado e Poder Legislativo pela UNESP. Nascido em Santo André, é casado e pai de dois filhos. Iniciou sua militância política logo cedo, aos 15 anos, no Grêmio Estudantil da ETE Júlio de Mesquita, liderando movimentos a favor do passe livre e da meia entrada para estudantes.

Na Faculdade de Direito de São Bernardo, presidiu o Centro Acadêmico e liderou a criação da União Paulista dos Estudantes de Direito. Trabalhou como técnico mecânico na indústria de vidros Wheaton do Brasil e atuou como assessor jurídico dos deputados Vanderlei Siraque e Alencar Santana. Também foi diretor executivo da OAB Santo André. Eduardo Leite teve participação fundamental na administração da prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, ajudando a implementar os governos regionais, criados para facilitar a integração da sociedade com o Poder Público.

Como vereador seu principal objetivo é defender uma saúde pública de qualidade, com mais respeito ao cidadão, através de um atendimento mais rápido e mais humano nos hospitais e nas unidades de saúde. Eduardo Leite também acredita na Educação pública como meio essencial para a diminuição das desigualdades, possibilitando aos filhos das pessoas pobres disputarem em igualdade de condições as vagas nas universidades públicas e no mercado de trabalho.

LUIZ ALBERTO

luiz alberto

Nascido em Dracena (SP), LUIZ ALBERTO é casado há 31 anos com Marineuza, pai de dois filhos e avô de duas netas. Veio para São Paulo em 1969, onde estudou desenho mecânico e matemática industrial. Trabalhou em diversas metalúrgicas da região do ABC, onde foi membro da Comissão de Fábrica. Exerceu o cargo de Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos entre 2005 à 2008.

É Ministro da Comunhão e das Exéquias na Paróquia Cristo Operário e é coordenador da Comunidade Sagrado Coração de Jesus há 12 anos. Desenvolve junto à comunidade um trabalho de ajuda às crianças portadoras de câncer.

Diante dos inúmeros trabalhos sociais desenvolvidos, teve um convite pelo Partido dos Trabalhadores para disputar o pleito às eleições para vereador no ano de 2012, onde obteve expressiva votação, estando em seu primeiro mandato.

WILLIANS BEZERRA

Willians Bezerra

Filho de Cícero Bezerra da Silva e de Maria Helena da Silva, casado com Aline Prado Bezerra da Silva e pai de três filhos lindos: Willians, com doze anos, Davi, com seis, e Giovana, com cinco, teve desde cedo, formação ideológica e política baseadas nos princípios de justiça social e preservação dos direitos trabalhistas.

Acompanhou a atuação do pai como líder do Sindicato dos Rodoviários do ABC, experiência que contribuiu para que acreditasse na luta por mudanças.

Encontrou na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e no Partido dos Trabalhadores (PT) ferramentas fundamentais para a construção de um país mais justo.

Trabalhou na campanha do presidente Lula em 2002, época de aprendizado e satisfação por nossa conquista democrática.

Formado como técnico em informática, trabalhou no Centro de Referência da Juventude de Santo André, local em que estreitou meus laços com os munícipes.

Em seguida, teve a oportunidade de atuar como Agente de Participação Cidadã, na Prefeitura de Santo André. Foi lá que contribui com os trabalhos do Orçamento Participativo em algumas regiões da cidade, acumulando experiência no diálogo com entidades.

Na época, atuou como Secretário de Juventude do PT e membro da executiva do Partido.

Em 2008, esteve na assessoria da presidência da Câmara Municipal de Santo André. No ano seguinte, participou da campanha vitoriosa de Carlos Grana para deputado estadual, ocupando, então, o cargo de assessor parlamentar.

Trabalhou, também, na campanha vitoriosa de Grana para prefeito de Santo André. Foi chamado a atuar na Secretaria de Governo da cidade, ficando, no primeiro ano, como Assessor de Relações Comunitárias.

Afastou-se para ajudar na campanha de Luiz Turco para deputado estadual e, em seguida, retornou para a Prefeitura de Santo André, desta vez como Assessor Especial de Gabinete.

No início de 2015, assumiu a função de Secretário Adjunto de Governo, onde contribuiu para que o acesso a informações pela sociedade civil fosse otimizado.

Em outubro de 2015, lança sua pré-candidatura a vereador de Santo André, entendendo que poderia contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade sendo um representante da população, e é eleito por 4637 votos em 2016.