GOVERNO GRANA

Carlos Grana participa de reunião com Ministro da Educação

Objetivo do encontro foi buscar recursos para melhorias no entorno da UFABC, agilidade na liberação de verbas para creches, entre outros

Santo André, 7 de maio de 2015 – O prefeito de Santo André, Carlos Grana, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (6), para participar de reunião com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Na pauta, o pedido de recursos para realizar melhorias no entorno da UFABC (Universidade Federal do ABC), localizada na Avenida dos Estados e que hoje atende 7.643 estudantes. Entre as ações planejadas para a área, está a construção de uma passarela sobre a Avenida dos Estados para dar mais segurança aos alunos e funcionários da instituição. Acompanhado do reitor da Universidade, Klaus Werner Capelle, Grana foi solicitar também a ampliação das instalações da instituição e a conclusão das obras em andamento no local

No encontro, o prefeito pediu ainda agilidade na liberação de recursos para a construção de dez novas creches na cidade, possibilitadas por meio da adesão do município ao programa do governo federal ProInfancia (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). A parceria prevê a construção das creches com recursos compostos por verba do Governo Federal e do município.

Outra demanda levada pelo prefeito ao Ministro foi a agilização da implementação da unidade IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), vinculada ao Ministério, que será instalada no prédio cedido pelo município. A unidade do Instituto na cidade deverá ter capacidade para atender aproximadamente 1,2 mil pessoas em cursos do ensino médio e profissionalizante.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br

Você também pode gostar...