GOVERNO GRANA

Carlos Grana se destaca na negociação que encerrou greve do coletores

*** Prefeito Carlos Grana sublinha importância de acordo com coletores ***

Uma negociação que teve à frente os prefeitos da região, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, colocou fim à greve dos coletores que durou nove dias e impactou 2,7 milhões de moradores na região. Depois de duas tentativas de negociação sem sucesso no Tribunal Regional do Trabalho, os prefeitos do ABC apresentaram proposta conjunta de conciliação bem recebida por representantes de trabalhadores e empresários da coleta de lixo.
Para o prefeito de Santo André, Carlos Grana, a grande novidade da proposta foi a segurança dada às partes no que diz respeito à data base de 2016. “Esperar o julgamento é prejuízo para todos. Com a participação dos prefeitos foi possível chegar a um entendimento”,analisou. “Agradeço a presença do presidente do Sindicato dos Empregados em Limpeza Urbana (Siemaco ABC), Roberto Alves, e seu esforço para chegar a um acordo junto dos trabalhadores”, enfatizou o prefeito de Santo André, Carlos Grana.

A proposta contempla reajuste de 9,50% sobre salários e benefícios, retroativo a 1º de março, além de aplicação de reajuste pelo INPC acrescido de 1% de aumento real para março de 2016. Os trabalhadores terão garantia de emprego por 90 dias, e horas paradas pagas, mas devem compensar até 50% dessas horas.
A paralisação dos coletores, iniciada em 23 de março, atingiu 130 municípios em todo o Estado. Os trabalhadores reivindicavam 11,73%, contra a primeira proposta dos empresários do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo de 7,68%. No ABC, a greve envolveu 700 trabalhadores.

Fonte:

Jornal Livre

Você também pode gostar...