AÇÕES DO PREFEITO

#CarlosGrana prestigia ações do projeto Educação para a Mobilidade

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Educação, finalizou na noite de terça-feira as ações do projeto Educação para a Mobilidade, no Teatro Municipal. Na plateia, pais e filhos acompanharam a celebração do fechamento desta importante ação de educação, com a apresentação de uma síntese dos trabalhos realizados com os alunos, além da entrega simbólica de certificados às diretoras de sete Emeiefs e cinco creches municipais. O secretário de Educação, Gilmar Silvério, durante fala ao público, mostrou disposição para a implantar a educação de trânsito no currículo escolar.

Crianças Transito 12

Presente ao evento, o prefeito Carlos Grana leu uma carta escrita por alunos e professores da Emeief Padre Fernando Godat, na Vila Assunção. Nela, os pequenos faziam seus pedidos e o que esperavam em relação ao trânsito da cidade, na questão da segurança e valorização da vida. O sociólogo e especialista em educação para o trânsito, Eduardo Biavati, apontou que, a cada ano, Santo André se supera com ações concretas focadas na educação. “Vocês vão muito além do que imaginávamos. O trabalho dos professores na sala de aula, a participação criativa e divertida nas creches, tudo isso promove a compreensão da questão da segurança”, apontou.

“Nós fazemos o dia das cidades, não o carro ou a moto, por isso nossas crianças devem valorizar a leitura e o aprendizado, e estar nas ruas. Elas precisam observar, repetir os procedimentos ensinados, devem interagir, demandar, fazer parte da transformação no trânsito”, finalizou Biavatti. O Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Carlos Sanches, anunciou que esta ação será ainda maior em 2016. “Temos preparado para o próximo ano a ampliação deste projeto, que se mostra cada vez mais eficaz. Internamente já fizemos este debate para ampliarmos este processo de mudança de cultura, através dos pequenos. Sabemos que o assunto é complexo e difícil, mas é possível executar”, finalizou.

O secretário de Educação frisou que neste processo de educação para o trânsito Santo André dá exemplo para o país. “Sabemos da violência do trânsito brasileiro e observamos belos exemplos onde a morte foi reduzida por meio da educação. Estamos investindo nas crianças, pois sabemos que elas têm potencial para conscientizar os adultos. Não podemos permitir que tanto elas, quanto os jovens e os adultos continuem sendo vítimas no trânsito. As professoras e professores fizeram um belo trabalho e com isso sabemos que é possível , dá para identificar os problemas, as vias com mais acidentes. Temos o dever de intervir neste sentido. Queremos transformar a educação de trânsito em realidade nas escolas”, finalizou.

 

Fotos: Diego Barros/PSA

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

Você também pode gostar...