Centro de Referência do Idoso tem oficinas com inscrições abertas

PT Santo André
Por PT Santo André abril 10, 2015 13:11

Centro de Referência do Idoso tem oficinas com inscrições abertas

Espaço tem como objetivo proporcionar momentos de integração e lazer para pessoas da terceira idade; há vagas para ginástica, canto coral, teatro e outras

Santo André, 10 de abril de 2015 – O Sr. Irineu Ferreira de Souza, de 72 anos, se formou em psicologia, mas nunca exerceu a profissão. Passou sua vida profissional nos Correios, onde descobriu sua paixão pela Memória em um treinamento que realizou na Empresa. Passou a estudar e aprofundar o assunto e desenvolveu oficinas repletas de exercícios para manter o cérebro sempre ativo. Suas aulas são umas das mais procuradas pelos frequentadores do Centro de Referência do Idoso de Santo André – CRISA – da Secretaria de Inclusão e Assistência Social.

Além desta atividade, o Serviço oferece Ginástica, Canto Coral, Teatro, Danças Circulares, Violão, Dança Cigana, Artesanato, Dança de Salão, Yoga, Informática, Lian Gong e Inglês para a terceira idade. As oficinas duram o ano todo.”Possibilitar a interação entre as pessoas da terceira idade, o prazer da convivência e da atividade física e mental é o principal objetivo do CRISA. A vida ativa e positiva reflete na saúde dos idosos e até reduz a incidência de depressão”, conta Paulo Afonço Nunes, coordenador do CRISA.

Na programação de atividades do CRISA, ainda, há passeios, excursões e saraus temáticos, com apresentação dos trabalhos artísticos dos frequentadores, como pintura, poesia e dança. “Eu acredito que participar de atividades como estas é também uma forma de cuidar do cérebro, principalmente, e também do corpo. A felicidade é muito importante” , frisou a usuária do CRISA, Maria Lúcia Raimundi, de 68 anos. “Pena que muitas pessoas não sabem o bem que a felicidade faz para a saúde. É uma ótima maneira de evitar doenças e o envelhecimento” reforçou.

O Serviço atende cerca de 500 idosos por semana. Os interessados nas atividades devem procurar o CRISA.

Pessoas com deficiência - O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – CRPD – funciona no mesmo espaço, no Bairro Jardim, e oferece Cursos de Teatro, Pintura, Musicalização e Informática.

Serviço:
Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa)
Rua do Café, 32, bairro Jardim
Telefone: 4992- 8132

Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social

Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.

Compete ainda à Secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua – Casa Amarela.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

 Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André abril 10, 2015 13:11