GOVERNOS

Com #Dilma, Brasil supera mapa da fome

Com Dilma BrasilNo governo tucano que antecedeu Lula, a fome era algo constante, quase um fenômeno natural e inevitável.

Mas essa triste realidade mudou em apenas 10 anos. Com Lula e Dilma, o Brasil deixou o mapa mundial da fome, pela primeira vez em sua história.

De acordo com o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo – 2014”, divulgado em 16 de setembro pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil reduziu em 82% a população em situação de subalimentação, entre 2002 e 2012.

O relatório mostra que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil o nível histórico de 1,7% – quando o indicador cai para menos que 5%, a organização considera que um país superou o problema da fome.

Entre as políticas públicas que fizeram do Brasil um exemplo a ser seguido pelos outros países do mundo, a FAO destaca a geração de 21 milhões de empregos e o aumento real de 71,5% do salário mínimo, o aumento na produção de alimentos, a merenda escolar distribuída diariamente a 43 milhões de crianças e jovens, o equivalente a uma população da Argentina alimentada todos os dias.

 

Você também pode gostar...