Começa a construção do Plano Municipal de Cultura de Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André abril 17, 2015 13:26

Começa a construção do Plano Municipal de Cultura de Santo André

Início dos trabalhos contou com palestra do diretor de Políticas Culturais do MinC

Santo André, 16 de abril de 2015 – A Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André deu início em 15 de abril aos trabalhos de construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e do Plano Municipal de Cultura (PMC) em reunião pública no Auditório Heleny Guariba com palestra do diretor de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Pedro Azevedo Vasconcelos. “Como o Plano Municipal de Cultura é de médio prazo, deve espelhar mudanças da sociedade para que possa atualizar conceitos e incorporar novas expressões. Não pode se tornar disputa de prioridade e o papel do poder público não é julgar, mas garantir as diversas manifestações culturais. O plano não pode ser inexeqüível. Ou seja, tem de ir além do campo das intenções”, afirmou.

O diretor lembrou que o Plano Nacional de Cultura é documento de princípios, diretrizes e ações, fruto de longo debate com a sociedade, que orientará a política nacional de cultura até 2020. Em 2011, foram construídas 53 metas e em 2013, o MinC começou a revisão do PNC. “Idéia é pensar em setores para destravar gargalos para o crescimento do país, apostando na economia da cultura. Porém, o setor ainda não tem indicadores sobre o montante de recursos gerados”, afirmou Pedro Vasconcelos. O MinC pediu estudo ao IBGE sobre quatro setores – audiovisual, livreiro, patrimônio e música –, com conclusão prevista para 2017, o qual irá permitir leitura mais fina a partir de banco de dados. “Queremos saber onde estão as potencialidades, os setores mais dinâmicos e que tradicionalmente movimentam a economia”, diz o diretor.

Após a palestra, foi apresentado cronograma de consultas públicas setoriais e territoriais e apresentados os nomes dos membros da comissão de sistematização e elaboração do Plano Municipal de Cultura. “São cinco titulares e seis suplentes da sociedade civil e cinco representantes da prefeitura de Santo André. Esta composição deixa-me animado pela demonstração de cada um no comprometimento com o processo”, detalhou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira.

As consultas públicas começam em cinco de maio e terminam em 1 de julho. Datas, horários e locais serão divulgados pela Prefeitura.

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa:
Tuga Martins: mcpmartins@santoandre.sp.gov.br
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André abril 17, 2015 13:26