#DescriminalizaçãoDasDrogas para uso próprio será julgada no STF

PT Santo André
Por PT Santo André agosto 19, 2015 11:37

#DescriminalizaçãoDasDrogas para uso próprio será julgada no STF

A questão será julgada por meio de um recurso de um ex-detento flagrado, em 2009, com três gramas de maconha na cela do centro de detenção provisória de Diadema (SP)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar, nesta quarta-feira (19), a descriminalização do porte de drogas para uso próprio. A questão será julgada por meio de um recurso de um ex-detento flagrado, em 2009, com três gramas de maconha na cela do centro de detenção provisória de Diadema (SP).

Ele foi enquadrado no artigo 28 da a Lei Antidrogas, a 11.343/06. A Defensoria Pública de São Paulo alega que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), não pode ser configurado crime, por não gerar conduta lesiva a terceiros. Além disso, os defensores afirmaram que a tipificação ofende os princípios constitucionais da intimidade e da liberdade individual.

Para o diretor executivo da Ong. Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, a decisão do STF é esperada com grande expectativa, uma vez que a lei atual não tem relação alguma com a sociedade. De acordo com Rubens, a matéria ocupa não apenas os tribunais, mas o dia a dia das comunidades.

“Um assunto que ocupa demais as polícias e provoca um ambiente de medo nas famílias”, declara Rubens.

Para o diretor, a legislação atual não amplia o cuidado com aqueles que sofrem com o abuso do uso de drogas e ainda favorece o crime.

“É disso que o tráfico vive, dessa proibição”, denuncia Rubens.

“Hoje em dia é uma ambiguidade. E os policiais, operadores lá na ponta, são forçados a assumirem toda a responsabilidade de dizer ‘esse eu pego, esse eu não pego’”, explica Rubens.

Para Fernandes, o julgamento no STF pode garantir inúmeras boas consequências em todos os campos da sociedade, como o da saúde básica, da pesquisa científica e dos aparatos de segurança.

“Terá de se mudar toda a mentalidade em todos esses campos. Se não vier uma palavra clara do Supremo, a confusão vai continuar e teremos perdido uma grande oportunidade”, declara Rubens.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Santo André
Por PT Santo André agosto 19, 2015 11:37