#DesGovernoAlckmin: Alunos decidem ocupar escola estadual em SP contra reorganização escolar

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 10, 2015 11:27

#DesGovernoAlckmin: Alunos decidem ocupar escola estadual em SP contra reorganização escolar

Cerca de 30 policiais militares isolaram a calçada da Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, São Paulo, na manhã desta terça-feira (10). Estudantes da instituição chegaram por volta das 6h e iniciaram a ocupação do local. Eles são contra o fechamento de escolas e a reorganização da rede estadual pública.

Segundo uma funcionária da escola e mãe de aluno, que não quis se identificar, os estudantes chegaram com as próprias correntes e cadeados.

A Escola Estadual Fernão Dias não vai fechar, porém terá apenas um ciclo de ensino. Os alunos temem a superlotação das salas com a chegada de estudantes de outras instituições.

Mãe de dois alunos da escola, Maria de Fátima Bonfim de Jesus chegou ao local pela manhã e encontrou os portões fechados. “Vim ver se o cartão do meu filho tinha chegado. Não sabia que isso [ocupação] tinha acontecido”, disse. “Liguei para casa e eles já estavam lá. Não teve aula.”

Maria reclama que os pais não foram informados ainda sobre como será feita a reorganização. “A gente não sabe nada, não informaram nada. Fiquei sabendo pela TV que vão falar depois do dia 14″, afirmou. A doméstica mora em Cotia e diz que não gostaria que seus filhos mudassem de escola. “Quatro filhos meus estudaram aqui [dois deles já se formaram]. Foi uma luta para conseguir vaga para os nossos filhos.”

A diretoria de ensino pediu que os estudantes deixem o prédio até 12h20. Porém, os alunos já disseram que não vão sair.

Uma nova assembleia será realizada às 14h para decidir os próximos passos do protesto. A PM que está no local disse que não vai se manifestar.

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 10, 2015 11:27