AGENDA/SOCIEDADE/MOVIMENTOS ATUAÇÃO PARLAMENTAR BANCADAS DIRETÓRIO GERAL NOTÍCIAS O PARTIDO PLANTÃO PTSA PT

#DiadeMobilizaçãoPTSP: Em mais de 60 cidades, lideranças e militantes exaltam unidade e fidelidade ao Partido dos Trabalhadores

#DiadeMobilizaçãoPTSP: Agenda simultânea no estado de São Paulo bate recorde de participação de parlamentares, dirigentes, vereadores e prefeitos, em defesa do compromisso com os projetos do PT para a sociedade

Por: Fábio Sales /PT-SP

Realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, a quarta edição do “Dia Mensal de Mobilização” do PT Paulista foi marcada, novamente, pela participação expressiva dos parlamentares, dirigentes, militantes e representantes da sociedade, ao percorrerem 66 municípios do estado de São Paulo, em debates de qualidade e metas para fortalecer o partido.

A novidade da mobilização simultânea é a definição de um tema específico para debate em todas as 20 Macrorregiões. A temática é ratificada na primeira quarta-feira de cada mês, por meio do Fórum de Conjuntura Eleitoral do PT-SP, em parceria com o Projeto SP (Projeto Estudos dos Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo) e apoio da Assessoria Técnica da Liderança do PT Alesp. O material produzido do encontro é enviado para os parlamentares e diretórios paulistas, a fim de qualificar a oposição ao governo do PSDB, em todo o estado.

Para setembro, a pauta Segurança Pública foi a escolhida. Já no próximo mês, a temática será definida no Fórum do dia 7 de outubro.

 

Coletividade

Estiveram presentes nas atividades diversas lideranças do PT Paulista, como o presidente Emidio de Souza, a vice-presidenta Zaninha, bem como secretários e secretárias estaduais do PT-SP que integraram a peregrinação pelo estado paulista: Martinha (Mulheres), Tiago Soares (Direitos Humanos), Vilson Augusto (Geral), Gerson Bittencourt (Organização), Silvana Donatti (Assuntos Institucionais), Cidão (Comunicação), Janaína Cristina (Nucleação e Mobilização), Cilene Obici (Interior), Silvia Seixas (executiva), Dheison Renan (executiva), além dos dirigentes Toninho Kalunga, Édson Pikachu e Humberto Tobé.

“O espírito de unidade partidária, o sentimento de somos m coletivo e a aproximação da direção com a base petista são fundamentais para fazer frente à campanha de cerco e aniquilamento que a direita e a mídia monopolizada realizam contra o PT neste momento”, avalia Emidio.

Esta edição bateu o recorde de participação dos deputados e deputadas: 18 parlamentares integraram as atividades em todo o estado: Ana Perugini, Carlos Zarattini, José Mentor, Nilto Tatto, Valmir Prascidelli, Vicente Cândido e Vicentinho (federais) e Alencar Santana, Beth Sahão, Carlos Neder, Enio Tatto, Luiz Fernando, Luiz Turco, Márcia Lia, Marcos Martins, Professor Auriel, Teonílio Barba e Zico Prado (estaduais).

Destacam-se ainda as presenças dos prefeitos como Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), Carlinhos Almeida (São José dos Campos), Zé da Doca (São Sebastião da Grama), Ismar Ernani (Divinolândia), Fernando Simon (Vera Cruz) e a prefeita Mara Melo (Araçoiaba da Serra), além de diversos vereadores e vereadoras, presidentes de diretórios, militantes e representantes da sociedade civil.

 

Balanço

Em quatro edições, o Dia Mensal de Mobilização contabiliza 217 cidades visitadas com as presenças dos deputados estaduais e federais; vereadores e vereadoras; prefeitos, prefeitas e vices; dirigentes nacionais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de Macros, além da militância e representantes de movimentos sociais.

A quinta edição do “Dia Mensal de Mobilização” acontece no próximo dia 17 de outubro.

Confira um resumo das atividades:

 

Macro ABC

O deputado federal José Mentor participou de três atividades na região do ABC. Na noite de sexta-feira, ele integrou ato político com lideranças do PT Rio Grande da Serra, ao lado do coordenador da Macro Claudinho da Geladeira (aniversariante do dia), da vice-presidenta estadual do PT-SP, Zaninha, e da secretária estadual de Mulheres do PT-SP, Martinha. No sábado pela manhã esteve na sede do PT São Caetano, onde participou de plenária com a presença do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e do ex-deputado Jair Meneguelli. No período vespertino, o parlamentar dialogou com lideranças e dirigentes do PT Ribeirão Pires, como preparação para as eleições do próximo ano.

Macro Alta Paulista

Presente em todas as edições do Dia de Mobilização, o deputado estadual Teonílio Barba, o coordenador regional Sidney Teruel e o membro da executiva estadual do PT-SP, Dheison Renan, iniciaram a peregrinação pela região na sexta, quando estiveram em Adamantina para entrevistas e participação no Fórum de Economia Solidária e Captação de Recursos para o Terceiro Setor. Prosseguiram em Ouro Verde, num debate com vereadores e militantes locais. Passaram por Lucélia, terra do ex-prefeito João Pedro Morandi (falecido em 2014), em encontro com militantes históricos e jovens do partido. Barba encerrou a agenda em reunião com o prefeito em exercício de Tupã, Thiago Santos, o mais jovem do PT no estado.

 

Macro Araçatuba

Diversas reuniões nos diretórios municipais da região (Buritama, Coroados, Getulina, Araçatuba, Bento de Abreu, Lourdes, Mirandópolis e Santo Antônio de Acaranguá) integraram o Dia Mensal de Mobilização. O coordenador da Macro Fernando Zar e a secretária estadual do Interior do PT-SP, Cilene Obici estiveram em todos os encontros com a militância. Em Ilha Solteira, o deputado estadual Luiz Fernando e o dirigente estadual Toninho Kalunga participaram de atividade de Formação Política e Conjuntura com o conjunto de filiados e filiadas. Ambos também visitaram o acampamento Nelson Mandela, em Penápolis, num diálogo com o MST (Movimento Sem Terra).

 

Macro Assis/Marília/Ourinhos

O deputado federal Valmir Prascidelli, ao lado do coordenador regional Toninho do PT, iniciou o itinerário do Dia Mensal de Mobilização por Marília e Garça, em encontros com vereadores, associações e concedeu entrevistas à imprensa regional. À noite, ele esteve em Vera Cruz, na reunião com o prefeito Fernando Simon e militantes. No sábado, o parlamentar percorreu Paraguaçu Paulista, onde participou da 41º Reunião do Comitê Regional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista. Maracaí, Assis, Florínea, Platina e encerrou a caminhada em Palmital, em agendas de diálogo com a militância, vereadores, lideranças partidárias, presidentes dos diretórios e representantes da sociedade civil.

 

Macro Baixada Santista

O deputado estadual Alencar Santana participou de todas as edições da mobilização estadual do PT. Neste sábado o parlamentar cumpriu agenda em Peruíbe, ao lado do coordenador regional Émerson dos Santos e lideranças regionais, com o objetivo de analisar o atual momento do partido na Baixada Santista.

 

Macro Bauru

A região contou com a presença de duas deputadas: Ana Perugini (federal), que integrou todas as edições do Dia de Mobilização, e Beth Sahão (estadual) nesta quarta edição da empreitada organizada pelo Partido dos Trabalhadores no estado paulista, que teve início na sexta, com a inauguração da nova sede do PT Botucatu e reunião com lideranças e militantes do PT Areiópolis. Ambas as atividades tiveram a participação de Ana Perugini. No sábado foi a vez de Beth Sahão integrar “Café com Política”, em Bauru, e com a militância do partido, em Reginópolis. Acompanharam o tour pela região o coordenador da Macro Bauru, Assis, e o chefe de gabinete da presidência estadual do PT-SP, Humberto Tobé.

 

Macro Campinas

Também presente em todas as edições, o deputado estadual Professor Auriel, o coordenador regional e vereador campineiro, Ângelo Barreto, e a secretária estadual de Nucleação e Mobilização do PT-SP, Janaína Cristina, iniciaram o Dia Mensal de Mobilização em Limeira, onde participou de palestra no diretório local. À tarde, ele concedeu entrevista à rádio local de Santa Bárbara D’Oeste e encerrou as atividades em Hortolândia, em evento com o ex-prefeito Ângelo Perugini. As atividades também contaram com a participação do ex-deputado estadual, Antonio Mentor.

 

Macro Capital

O deputado estadual Nilto Tatto participou, ao lado de dirigentes e militantes, do Dia de Mobilização na capital paulista, na Sede do DZ Freguesia do Ó.

 

Macro Guarulhos-Alto Tietê

O deputado estadual Marcos Martins esteve presente em atividades do Dia de Mobilização nas cidades de Santa Isabel, Arujá e encerrou o dia em Itaquaquecetuba, na plenária com o presidente local Carlos Senna e o vice-presidente da Macro, Paulo Costa.

 

Macro Mantiqueira

O deputado estadual Enio Tatto, a coordenadora regional Thaís Tosato e o coordenador da Secretaria de Organização do PT-SP, Édson Pikachu, e o presidente do PT local, Rodrigo Leite, participaram de debate com militantes e dirigentes, na cidade de Atibaia.

 

Macro Mogiana

O deputado federal Vicente Cândido, acompanhado do coordenador regional Miguel Paião, e da secretária estadual de Assuntos Institucionais do PT-SP, Silvana Donatti, iniciou a agenda em Mogi Guaçu, em reunião na subsede da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação. Em seguida, ele concedeu entrevistas para veículos de comunicação, em São João da Boa Vista, se encontrou com os prefeitos de Divinolândia, Ismar Ernani, e de São Sebastião da Grama, Zé da Doca, antes de finalizar as atividades com militantes, em Espírito Santo do Pinhal.

 

Macro Noroeste Paulista

O deputado estadual Luiz Fernando iniciou o Dia de Mobilização na sexta, numa reunião com o bispo de Jales, Demétrio Valentini, junto às lideranças cristãs e militantes do PT. No sábado, o parlamentar participou de encontros com dirigentes, militantes e lideranças de várias cidades. Concedeu entrevistas nas cidades de Riolândia e Jales, ao lado dos presidentes do PT, Edmar Gomes e Luís Especiato. Também visitou os municípios de Mira Estrela, Turmalina e Aspásia. O coordenador estadual da Secretaria de Formação Política do PT-SP, Toninho Kalunga, e o coordenador regional Cacaio acompanharam todas as atividades.

 

Macro Osasco

A deputada estadual Márcia Lia e o coordenador regional Irineu Casemiro dialogaram com a militância e dirigentes das cidades de Itapecerica da Serra e Cotia, respectivamente com as presenças do vereador Professor Ernandes e do presidente Giba.

 

Macro Ribeirão Preto

O deputado estadual Carlos Neder e a integrante da executiva estadual do PT-SP, Silvia Seixas, e o coordenador regional Moacir Caporusso participaram de atividades em Ribeirão Preto, Jardinópolis e Franca, onde teve grande presença da juventude petista. Militantes, dirigentes e vereadores também estiveram presentes nos encontros.

 

 

Macro Sudoeste Paulista e Itapeva

O deputado estadual Zico Prado estreou no Dia de Mobilização, ao lado do secretário estadual de Organização do PT-SP, Gerson Bittencourt, e o coordenador regional Alex Campos. Após assumir cadeira na Assembleia Legislativa, no final de agosto, o parlamentar esteve nas cidades de Taquarituba e Itaberá para participar de atividades com dirigentes militantes.

 

Macro Sorocaba

O deputado estadual Luiz Turco e o presidente estadual do PT, Emidio de Souza, estiveram em cidades da região para dialogar com os militantes, dirigentes, vereadores e vereadoras, além de potenciais pré-candidaturas para as eleições 2016. Na sexta, o parlamentar começou a agenda em Vororantim e Piedade, onde se reuniu com militantes e concedeu entrevista à rádio local. Ele finalizou o primeiro dia, em Araçoiaba da Serra, em plenária com a prefeita Mara Melo e lideranças do PT. O sábado teve início em Porto Feliz. Passaram por Sorocaba, com a presença do vereador Izídio de Brito. Encerraram as atividades em Mairinque, ao lado do coordenador regional Márcio Alves e do ex-deputado e chefe de gabinete da liderança do PTAlesp, Hamilton Pereira.

 

 

Macro Vale do Paraíba

O deputado federal Carlos Zarattini participou mais uma vez do Dia de Mobilização. Ele iniciou as atividades em Lorena, onde concedeu entrevista à rádio local, com o vereador Padre Coelho, e participou de análise de conjuntura com a militância, antes de almoçar com lideranças regionais em Taubaté, ao lado da coordenadora da Macro e vereadora de Jacareí, Rose Gaspar, e do secretário estadual de Direitos Humanos do PT-SP, Tiago Soares. À tarde, o secretário estadual de Comunicação do PT-SP, Cidão, e o prefeito Carlinhos Almeida também integraram o debate em São José dos Campos.

 

Macro Vale do Ribeira

O deputado federal Vicentinho, o secretário-geral do PT-SP, Vilson Augusto, e o coordenador regional Raul Calazans, participaram de atividades com a militância, dirigentes partidários e os vereadores Nilo e Franklin, nas cidades de Jacupiranga e Sete Barras, onde se encontrou com lavradores da região.

Você também pode gostar...