#DiadeMobilizaçãoPTSP: Macro Vale do Paraíba – Luiz Turco e Marcos Martins participam do #DiadeMobilizaçãoPTSP nesta sexta (13) e sábado (14)

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 13, 2015 13:35

#DiadeMobilizaçãoPTSP: Macro Vale do Paraíba – Luiz Turco e Marcos Martins participam do #DiadeMobilizaçãoPTSP nesta sexta (13) e sábado (14)

Ao lado da coordenadora regional Rose Gaspar e do coordenador estadual da Secretaria de Organização do PT-SP, Édson Pikachu, deputados estaduais integram sexta edição da agenda simultânea em todo o estado

Fábio Sales/ PT-SP

Os deputados estaduais Luiz Turco e Marcos Martins participam nesta sexta (13/11) e sábado (14/11) da sexta edição do “Dia Mensal de Mobilização do PT-SP”, em três cidades da Macro Vale do Paraíba.

Ao lado da coordenadora regional Rose Gaspar e do coordenador estadual da Secretaria de Organização do PT-SP, Édson Pikachu, o deputado Luiz Turco cumpre o primeiro compromisso na sexta, às 19h, com lideranças no município de São Sebastião. Na manhã de sábado, ele integra plenária com pré-candidatos e militantes, às 9h30, em Caraguatatuba. Por outro lado, quase simultaneamente, seu companheiro de bancada na Alesp Paulista, Marcos Martins estará em Jacareí, às 10h, para dialogar com a militância e pré-candidaturas ao legislativo.

“Prestes a completar seis edições, o Dia Mensal de Mobilização do PT no estado de São Paulo se consolida cada vez mais como uma ferramenta de diálogo, construção, participação e integração dos nossos parlamentares e dirigentes com o conjunto de filiados e filiadas, simpatizantes e movimentos populares. Prova de mais uma ação democrática que fortalece o Partido dos Trabalhadores para superar os desafios”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Temática

Por meio do Fórum de Conjuntura do PT-SP, realizado sempre na primeira quarta-feira de cada mês, em parceria com o Projeto SP (Projeto Estudos dos Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo), uma pauta em comum nas regiões paulistas é designada para o enfrentamento ao governo tucano no estado, tendo como meta a qualificação da oposição na apresentação de um diagnóstico atualizado e formulação de propostas de um modelo de políticas públicas defendido pelo partido.

O tema sugerido para os parlamentares, dirigentes e militantes debaterem no mês de novembro é o “Freio Tucano no Desenvolvimento do Estado de São Paulo”.

Balanço

Em cinco edições, o Dia Mensal de Mobilização contabiliza 270 cidades visitadas com as presenças dos deputados estaduais e federais; vereadores e vereadoras; prefeitos, prefeitas e vices; dirigentes nacionais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de Macros, além da militância e representantes de movimentos sociais.

Confira a agenda:

Dia Mensal de Mobilização na Macro Vale do Paraíba

Data: 13 de novembro (sexta)

Encontro com lideranças e militantes do PT (Com Luiz Turco)
Cidade: São Sebastião
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Praça Professor Antonio Argino, 84 – Centro

Data: 14 de novembro (sábado)

Plenária com militantes e pré-candidatos do PT (Com Luiz Turco)
Cidade: Caraguatatuba
Horário: 9h30
Local: Sede do PT Municipal

Endereço: Rua Altino Arantes, 54 – sala 07 – Centro

 

Plenária com militantes e pré-candidatos do PT (Com Marcos Martins)
Cidade: Jacareí
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Praça dos 3 Poderes, 74 – Centro

Mais informações: Coordenadora Rose Gaspar- (12) 97047-7805

Entenda o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP

A ideia é a de que os 24 parlamentares estaduais e federais do estado de São Paulo participem, no decorrer dos próximos 20 meses, de atividades, plenárias e seminários em todas as regiões do estado paulista, com a militância, prefeitos e prefeitas, vices, dirigentes, presidentes de diretórios e coordenadores de Macros, movimentos e entidades da sociedade civil.

Cada deputado e cada deputada visitarão, ao menos uma vez, cada região do estado, tendo assim, uma visão ampla e o diagnóstico das necessidades de cada local, além de contribuir efetivamente para o fortalecimento do PT nas pequenas e médias cidades.

A data pré-estabelecida para mobilização será o segundo sábado de cada mês, entre junho de 2015 a fevereiro de 2017.

Objetivos

– Consolidar o segundo sábado de cada mês como um dia de mobilização do PT no Estado;

– Ampliar a visibilidade dos mandatos dos nossos Deputados e Deputadas Estaduais e Federais no maior número das cidades paulistas;

– Potencializar a presença das principais lideranças do PT de São Paulo nas 20 Macrorregiões;

– Fazer a disputa de ideias e a defesa do PT e dos nossos governos Dilma/Lula na opinião pública local/regional;

– Contribuir para a organização partidária nas pequenas e médias cidades;

– Promover debates sobre o modo petista de governar e legislar;

– Fazer oposição ao governo Alckmin;

– Aproximar nossos mandatos e dirigentes com movimentos sociais, sindicatos, e organizações da sociedade civil progressistas;

– Possibilitar que filiados e filiadas, gestores, parlamentares, militantes e dirigentes do PT, cidadãs e cidadãos, instituições e movimentos interessados/as possam contribuir para o fortalecimento do Partido em todo o estado;

– Projetar nossa ação política com o objetivo de construirmos um diagnóstico permanente sobre o estado de São Paulo;

– Motivar a militância e simpatizantes a se engajar na defesa do PT, dos nossos governos e mandatos parlamentares.

Conheça Luiz Turco

Nascido em família humilde, na capital paulista, Luiz Turco, pai de três filhos, aprendeu muito cedo a ter responsabilidades, ajudando os pais no sustento de cinco irmãos. Ainda jovem, na década de 1970, iniciou sua militância nas Pastorais da Juventude Operária e nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Igreja Católica, onde percebeu a sua vocação política.

Trabalhou em indústrias do ABC, época em que ajudava na organização da oposição metalúrgica de São Caetano do Sul.

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, fruto de seu compromisso com a classe trabalhadora, e atuou como coordenador da campanha que elegeu Celso Daniel prefeito de Santo André. Presidente do PT andreense (1991 a 1993), Turco foi indicado pela região do ABC para integrar o Diretório Estadual do PT durante 17 anos, onde teve a missão de formar o PT pelo Estado.

Coordenou as campanhas do presidente Lula para Presidência da República (1998, 2002 e 2006) e dos candidatos do PT ao Governo do Estado até 2009. Nesse mesmo ano foi eleito novamente presidente do PT de Santo André, ocupando papel de destaque na reconstrução da unidade partidária.

Sua liderança foi determinante para agrupar a militância na caminhada que garantiu o retorno do PT ao comando da cidade, com a eleição do prefeito Carlos Grana, em 2012. Após um ano, Turco foi reeleito para a presidência da legenda.

Em 2014, elegeu-se deputado estadual, tendo obtido 78.670 votos. Turco foi indicado para atuar em três comissões permanentes do primeiro biênio: Infraestrutura, Assuntos Metropolitanos e Municipais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings.

Turco também apresentará propostas e defenderá bandeiras do PT nas áreas da Saúde, Mobilidade Urbana, Educação, Segurança e Esportes.

Conheça Marcos Martins

Sindicalista formado em administração de empresas, Marcos Martins foi vereador em Osasco por cinco mandatos, até 2006 quando 71.474 votos o elegeram deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) pela primeira vez. Em 2010, se reelegeu deputado estadual com 80.131 votos e, em março de 2015, Marcos Martins assume pela terceira vez o posto no parlamento paulista. Dessa vez, o parlamentar também conquista um apoio maior de seus eleitores, que sobem para 83.879.

Atuante há mais de 30 anos no movimento sindical, Marcos Martins foi um dos fundadores da Regional do Sindicato dos Bancários de São Paulo em Osasco, da qual se tornou coordenador em 1979. Durante sua trajetória, sempre participou ativamente das lutas dos trabalhadores e está presente em todos os movimentos sociais importantes, apoiando e incentivando a organização dos diversos segmentos populares nas reivindicações e lutas por melhorias.

Como deputado, aprovou projetos de relevância visando à proteção da saúde da população paulista, como as leis 12.684/07 e 15.313/14, que proíbem o uso do amianto (mineral cancerígeno) e o uso de instrumentos hospitalares contendo mercúrio, respectivamente, no estado de São Paulo. A Lei 14.481, que classifica a visão monocular como deficiência visual no Estado também é de autoria de Marcos Martins.

O parlamentar é também autor das leis 13.448, inserindo o Dia Mundial do Tai Chi Chuan no calendário oficial do Estado; 13.414, que traz a festa de Santo Antônio para o calendário turístico estadual; e 14.012, que institui o dia do Cipeiro.

Marcos Martins também redigiu outros projetos que tramitam ou tramitaram na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), como a implantação de Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas de Ensino Básico, que já seguiu para sanção do governador; a transformação de piscinões em áreas de lazer; a criação da Escola Superior de Restauração; e fornecimento de assistência técnica de engenheiros e arquitetos aos moradores de baixa renda e a obrigatoriedade da presença de nutricionistas em escolas públicas.

Na Alesp, Marcos Martins foi presidente da Comissão de Saúde (2011-2013) quando visitou dezenas de hospitais para fiscalizar e denunciar o descaso do governo estadual, buscando sempre melhorar o atendimento na rede. Como membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem se empenhado para fiscalizar a destinação de resíduos sólidos. Votou contra a privatização dos Parques Estaduais e pediu uma CPI da Sabesp para investigar o desperdício de água pela companhia estatal. Tem uma atuação firme na fiscalização do Executivo, com denúncias contra a falta de medicamentos de alto custo distribuídos gratuitamente pela rede estadual de saúde e contra os “Parasitas da Saúde”, suposto esquema que desviava recursos da saúde de São Paulo.

Em 2013, sua luta, ao lado dos diretores da ABREA (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) e do grupo Oncovida se concretizou e uma unidade do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) foi inaugurada em Osasco. A unidade atenderá a população de toda região oeste da grande São Paulo. Marcos Martins lutava por este centro de tratamento desde seu primeiro mandato, quando colheu mais de 50 mil assinaturas entregues ao secretário de saúde da época. Martins também coordena a Frente Parlamentar em Defesa do IAMSPE.

Algumas outras conquistas dos mandatos de Marcos Martins foram o encaminhamento de emendas parlamentares para municípios da grande São Paulo e interior paulista nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, agricultura e meio ambiente; o Centro de Hemodiálise para o Hospital Regional de Osasco; uma UTI Infantil para o Hospital Central de Osasco; o apoio aos trabalhadores na conquista da redução de jornada para 30 horas aos servidores da saúde e às lutas pela moradia e reforma agrária em todo o Estado.

Conheça Édson Pikachu

Professor de História, Edson é dirigente da Apeoesp e membro do Diretório Municipal de Atibaia. Secretário de Mobilização do PT-SP por dois mandatos (2002-2008) e hoje é coordenador da Secretaria de Organização.

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 13, 2015 13:35

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK