NOTÍCIAS O PARTIDO PT

#DiadeMobilizaçãoPTSP reforça projeto e diálogo do Partido dos Trabalhadores com a militância em 50 municípios

Ocorrida no último sábado (17), agenda simultânea no estado de São Paulo com parlamentares, dirigentes, vereadores e militantes também debateu a “crise da água” e oposição ao modelo de governo do PSDB

Por Fabio Sales – GTE

12138554_914546791955052_8133804477488820727_o

 

A quinta edição do “Dia Mensal de Mobilização” do PT Paulista mais uma vez norteou debates de qualidade promovidos pelos parlamentares, dirigentes, militantes e representantes da sociedade, ao percorrer 50 cidades do estado de São Paulo, no último sábado (17/10), em ações para fortalecer o partido e a oposição ao Governo Alckmin e seus aliados.

A novidade da mobilização simultânea é a definição de um tema específico para debate em todas as 20 Macrorregiões. A temática é ratificada na primeira quarta-feira de cada mês, por meio do Fórum de Conjuntura Eleitoral do PT-SP, em parceria com o Projeto SP (Projeto Estudos dos Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo) e apoio da Assessoria Técnica da Liderança do PT Alesp. O material produzido do encontro é enviado para os parlamentares e diretórios paulistas, a fim de qualificar a oposição ao governo do PSDB, em todo o estado.

“A Crise da Água no estado de São Paulo” foi o tema desta edição. Já no próximo mês, o assunto será definido no Fórum do dia 4 de novembro.

Ação consolidada

Para o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, o Dia Mensal de Mobilização do PT Paulista se consolidou como uma ferramenta permanente de diálogo entre as lideranças, militantes e representantes da sociedade civil.

“Nada como ver a nossa militância acolher com o calor de sempre as nossas lideranças e debater com o fervor temas de interesse da sociedade. Isso acumula força para enfrentarmos a conjuntura e superarmos os desafios colocados neste período e para o próximo ano”, avalia Emidio.

Também estiveram presentes nas atividades diversos secretários e secretárias estaduais do PT-SP que integraram a peregrinação pelo estado paulista: Martinha (Mulheres), Marisa de Sá (executiva), Vilson Augusto (Geral), Alessandra Dadona (Movimentos Populares e Políticas Setoriais), Cidão (Comunicação), Cilene Obici (Interior), Janete Pietá (executiva), além dos dirigentes Toninho Kalunga, Édson Pikachu, Humberto Tobé e ex-deputados como Francisco Chagas e Antônio Mentor.

Modo petista

Em relação aos deputados e deputadas, 18 parlamentares integraram os encontros em todo o estado: Ana Perugini, Andrés Sanchez, Arlindo Chinaglia e José Mentor (federais) e Ana do Carmo, Ângelo Perugini, Beth Sahão, Carlos Neder, Enio Tatto, Geraldo Cruz, João Paulo Rillo, Luiz Fernando, Luiz Turco, Márcia Lia, Marcos Martins, Professor Auriel, Teonílio Barba e Zico Prado (estaduais).

“Nós não somos melhores que os outros, mas somos diferentes, porquê construímos uma ferramenta de luta para os trabalhadores. Construímos nossos ideais no tripé: transparência, inclusão social e participação popular. O modo petista de governar se apoia nisso”, salienta o líder do PT na Assembleia Legislativa de SP, Geraldo Cruz.

Destacam-se ainda as presenças dos além de diversos vereadores e vereadoras, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de diretórios, militantes e representantes da sociedade civil.

Balanço

Em cinco edições, o Dia Mensal de Mobilização contabiliza 270 cidades visitadas com as presenças dos deputados estaduais e federais; vereadores e vereadoras; prefeitos, prefeitas e vices; dirigentes nacionais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de Macros, além da militância e representantes de movimentos sociais.

A sexta edição do “Dia Mensal de Mobilização” acontece no próximo dia 14 de novembro.

Confira um resumo das atividades:

Macro ABC

A deputada federal Ana Perugini participou de três atividades na região do ABC. No sábado pela manhã esteve na Conferencia Regional dos Direitos da Mulher, ao lado da secretária estadual de Mulheres do PT-SP, Martinha. No período vespertino, a parlamentar dialogou com o vereador Renato Foresto, lideranças e dirigentes do PT Ribeirão Pires, como preparação para as eleições do próximo ano.

A parlamentar encerrou a agenda em Rio Grande da Serra, onde visitou as obras do PAC Mobilidade e UPA 24h, ao lado dos vereadores Benedito Araújo, o Dito, João da Psiu e o presidente do diretório local Erick de Paula.

O coordenador regional Claudinho da Geladeira e a dirigente estadual e vereadora de Guarulhos, Marisa de Sá, participaram de todas as agendas.

Macro Alta Paulista

Ao lado do coordenador regional Sidney Teruel e do coordenador estadual da Secretaria de Formação Política do PT-SP, Toninho Kalunga, o deputado federal Andrés Sanchez percorreu as cidades de Adamantina, – onde participou da inauguração da EMEI – Ciclo ” Cecília Meireles” – e Irapuru, em reunião com militantes e dirigentes. Já em Dracena, o parlamentar esteve com a vice-prefeita Célia Brandani e o vereador Marcelo Pivetta, antes de encerrar a agenda em Parapuã, com o presidente local Osmair do Carmo e membros da executiva municipal do diretório.

Macro Araçatuba

O deputado federal Arlindo Chinaglia e o coordenador regional Fernando Zar participaram na sexta (16), de atividades nas cidades de Castilho, Pereira Barreto e Ilha Solteira. No sábado 917), já com a presença do secretário estadual de Comunicação do PT-SP, Cidão, percorreram quatro municípios: Promissão, Cafelândia, Lins e Sabino.

Macro Assis/Marília/Ourinhos

O ex-deputado federal Francisco Chagas começou a caminhada em Marília, em encontro com a militância da cidade. Ao lado do coordenador regional Antonio Amaral Junior, o Toninho do PT, o ex-parlamentar também esteve em Gália, em reunião com o vice-prefeito da cidade, Antonio Carlos dos Santos, também conhecido como Toninho do PT, e vereadores do município.

Macro Baixada Santista

O deputado federal José Mentor integrou ato em Defesa da Educação, que também contou com a presença do coordenador regional Émerson dos Santos e lideranças do partido. O partido também prestou homenagem a ex-deputada federal Maria Lucia Prandi, que faleceu no último dia 7 de outubro.

Macro Bauru

O futuro deputado estadual Ângelo Perugini se reuniu com militantes da cidade de Arandu e Avaré. O coordenador regional Luciano Assis prosseguiu os trabalhos no município de Sarutaiá.

Macro Campinas

A deputada estadual Ana do Carmo participou de atividade na cidade de São Pedro. Ao lado do secretário-geral estadual do PT-SP, Vilson Augusto, do coordenador regional e vereador de Campinas, Ângelo Barreto, e do ex-deputado estadual Antonio Mentor, a parlamentar também integrou encontro em um Assentamento, no município de Cordeirópolis.

Macro Capital

O deputado estadual Professor Auriel participou, ao lado de dirigentes e militantes, do Dia de Mobilização, na sede do PT Paulistano. A atividade foi realizada em conjunto com os Diretórios Zonais de Perdizes, Lapa, Vila Mariana, Butantã, Pinheiros e Centro.

Macro Guarulhos-Alto Tietê

O deputado estadual Teonílio Barba e o coordenador regional Paulo Costa participaram de ato de rua, no bairro Miguel Badra, em Suzano. O parlamentar almoçou com lideranças de Itaquaquecetuba e Suzano.

À tarde, Barba se reuniu com lideranças no Sindicato dos Papeleiros de Mogi das Cruzes, que contou com a participação do presidente do diretório local Rodrigo Valverde.

Macro Mantiqueira

O deputado estadual Marcos Martins, a coordenadora regional Thaís Tosato, e o prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, participaram de plenária na Câmara de Campo Limpo Paulista.

Macro Mogiana

O deputado estadual Enio Tatto, o coordenador regional Miguel Paião e o coordenador estadual da Secretaria de Organização do PT-SP, Édson Pikachu integraram encontros nas cidades de São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama.

Macro Noroeste Paulista

O deputado estadual Geraldo Cruz iniciou o Dia de Mobilização em Álvares Florence, ao lado do coordenador regional Cacaio, da secretária estadual de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT-SP, Alessandra Dadona, do vereador de Votuporanga, Jura, e do vice-prefeito de Cardoso, Renato Tavares. Logo após, o líder do PT na Assembleia Legislativa visitou os municípios de Guarani D’Oeste, Pontalinda e São João do Iracema.

Macro Osasco

O deputado estadual Luiz Fernando, o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, e o coordenador regional Irineu Casemiro dialogaram pela manhã com a militância e dirigentes dos municípios de Taboão da Serra, que contou com as participações do vereador da cidade Professor Moreira e do presidente do diretório local Wagner Eckstein; em Itapevi, o encontro contou com o vereador Cláudio Dutra, com o vice-prefeito Flaúdio Azevedo; com o presidente do diretório local Heimar; com o diretor do Sindicato dos Comerciários de Osasco e região, Edson Bertoldo, e com o secretário adjunto de Educação de Itapevi, Zé Carlinhos.

No período vespertino, em Jandira estiveram presentes o presidente do diretório local, Paulinho, o vereador Zezinho e o secretário de Cultura de Itapecerica da Serra, Paulo Flamingo. Já em Cajamar participaram o presidente do diretório local Aldmauro (Dio), além dos vereadores Reinaldo e Raimundo.

Macro Presidente Prudente

Ao lado do coordenador regional Celso Gazolla e do coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, a deputada estadual Marcia Lia esteve na região para dialogar com militantes e dirigentes das cidades de Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente.

Macro Ribeirão Preto

A deputada estadual Beth Sahão, o coordenador regional Moacir Caporusso, e o chefe de gabinete da presidência estadual do PT-SP, Humberto Tobé, participaram de atividades em Monte Alto e Taquaritinga. Na ocasião, a juventude apresentou uma proposta de integração cultural e reorganização do PT.

Macro São José do Rio Preto

O deputado estadual Carlos Neder esteve desde à noite de sexta (16), na cidade de São José do Rio Preto, onde participou de atividade com a presença do colega de bancada, João Paulo Rillo. Ao lado da dirigente estadual Janete Pietá e do coordenador regional Luciano Bittencourt, Neder ainda participou de agendas no sábado (17), em Altair e novamente em São José do Rio Preto.

Macro Sudoeste Paulista e Itapeva

O deputado estadual Luiz Turco iniciou as visitas na sexta-feira (16). Durante a manhã, ele concedeu entrevista à Rádio Piratininga, da cidade de Piraju. Logo após teve um encontro com petistas e a vereadora Daniela de Fartura. Depois rumou para o município de Taguaí, em reunião com o prefeito Zaga, vereadores e militantes. À noite esteve em Taquarituba, com o vereador Pedro e dirigentes locais.

Na manhã de sábado (17), o parlamentar se reuniu com militantes de Paranapanema, antes de participar da inauguração do Centro do Saber, em Campina do Monte Alegre, ao lado do prefeito Carlos Eduardo Vieira Ribeiro (Cadu), que reconheceu a contribuição do governo Dilma para a cidade. A secretária estadual do Interior do PT-SP, Cilene Obici, e o coordenador regional Alex Campos, estiveram em todas as atividades.

Macro Vale do Paraíba

O deputado estadual Zico Prado participou mais uma vez do Dia de Mobilização. Ele iniciou as atividades durante a manhã, em Guaratinguetá, e encerrou a visita no período vespertino, em Caçapava. A coordenadora da Macro e vereadora de Jacareí, Rose Gaspar, acompanhou ambas as agendas.

Você também pode gostar...