GOVERNOS

Dilma: “Os esportes coletivos mostram (…) que é possível sofrer derrotas…”

Em cerimônia de recepção de atletas do Pan, do Parapan e comemoração dos 10 anos do Bolsa Atleta, presidenta afirma que o governo vai continuar investindo no esporte

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (27), durante evento com atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em Toronto, que o governo federal vai continuar investindo “de forma determinada e consistente” no desenvolvimento do esporte nacional.

Dilma ressaltou que o esporte ensina os atletas a respeitarem o resultado da disputa, mesmo que o adversário vença.

“Os esportes coletivos mostram (…) que é possível sofrer derrotas, dificuldades no caminho, mas o atleta levanta e segue em frente. E respeita também o resultado do outro atleta que é o vencedor”.

De acordo com a presidenta, os investimentos do governo pretendem assegurar que o principal legado das Olimpíadas de 2016 seja a formação de atletas de alto rendimento.

“Vocês representam o Brasil nos pódios e isso é uma afirmação da força do País, do povo e da nossa capacidade de luta e de superação”, elogiou.

A presidenta participou nesta quinta de cerimônia de comemoração aos 10 anos do Programa Bolsa Atleta. Criado durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje o Bolsa atende a 78% dos atletas que participaram do Pan e do Parapan neste ano em Toronto, Canadá.

Segundo o governo, o programa já beneficiou 17 mil atletas com 43 mil bolsas.

Dilma parabenizou a delegação pelas conquistas. “As conquistas de vocês nos inspiram”, disse. “Sempre é comovente ver histórias de superação e todos os atletas têm uma. Eles são exemplo de conduta, de vida e de compromisso com a ética”.

Bolsa Atleta – Criado em 2005, o programa é o maior de patrocínio individual de atletas no mundo. Os beneficiários são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais.

Seis categorias são beneficiadas pelo Bolsa Atleta, com prioridade para os desportistas que compõem os programas de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto

Você também pode gostar...