GOVERNO GRANA

Educação de Jovens e Adultos faz campanha para atrair novos alunos

Interessados em concluir o ensino fundamental por meio da EJA têm até o final de fevereiro para se inscrever

A Secretaria de Educação encerrou hoje (13), no Parque Andreense, a fase de abordagem de rua da campanha de divulgação das inscrições para as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2015. A partir da próxima semana, os esforços para atrair novos alunos serão feitos pelas próprias unidades escolares, com equipes gestoras, professores e alunos.

A campanha começou no primeiro dia útil do ano, dia 5, com a distribuição de material informativo pelas equipes de saúde da família e ,desde então, um grupo de 30 pessoas da Secretaria de Educação percorreu ruas da cidade e visitou residências para falar sobre a importância de voltar a estudar. A ação contou com apoio das equipes de Saúde da Família, dos agentes de participação cidadã da Secretaria do Orçamento Participativo, Coordenadoras e Educadores do Programa Brasil Alfabetizado e Coordenadoras e educadores do CEEP ( Centro de Educação, Estudos e Pesquisas), conveniado com a Prefeitura.

O resultado do trabalho já pode ser percebido nas 1,2 mil novas inscrições para as salas do EJA deste ano. Entre os bairros visitados estão a Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Guiomar, Centro, Vila Humaitá, Erasmo Assunção, Jardim das Maravilhas, Jardim Santo Alberto, Cidade São Jorge, Vila Luzita, Jardim Santa Cristina, Parque Miami, Recreio da Borda, Jardim Santo André, entre outros.
Segundo a diretora do departamento de Educação de Jovens e Adultos , Maria Auxiliadora Elias, a Branca, a EJA atinge uma parcela da população que há muitos anos deixou as escolas e, por isso, muitos têm dificuldade em compreender como seria retomar as aulas, o tempo de estudo, as matérias, horários, os documentos para matrícula. De acordo com a diretora, o contato pessoal permite esclarecer dúvidas que motivam esse jovem ou adulto a retornar.

“ Ainda temos que considerar que os compromissos da vida adulta constituem um importante empecilho ao retorno à vida escolar. Muitos munícipes ficam motivados ao receberem o convite de retorno aos estudos na porta da sua casa” , destacou Branca
Matrículas – As inscrições estão abertas até o último dia de fevereiro para os interessados em cursar o EJA II, que é a etapa voltada para quem já fez até o 6º ano e deseja terminar o fundamental (até 9º ano), e continuam até setembro para quem precisa se inscrever no EJA I, dedicado ao período escolar que vai do 1º ao 5º ano.

Para quem deseja obter qualificação profissional, além de elevar a escolaridade , a rede municipal oferece a EJA – FIC (Ampliação de escolaridade integrada à qualificação profissional)), que acontece nos cinco Centros Públicos de formação Profissional (CPFP) e nas Emeiefs Cândido Portinari, no Jardim Guarará, Cora Coralina, no Jardim Santo André, e João de Barros Pinto, em Utinga.

Em 2015, o EJA terá salas em 23 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e nos Centros Públicos de Formação Profissional. A Secretaria de Educação espera atender cerca de 3 mil pessoas. Para poder ter acesso a uma das vagas disponíveis, o interessado deve ter mais de 15 anos e morar em Santo André.

Mais informações podem ser obtidas na Escola Municipal mais próxima ou pelos telefones 4468-4296 ou 4468-4297

Fonte:

http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Você também pode gostar...