Em 2º turno, Câmara dos Deputados aprovam texto-base da reforma política

PT Santo André
Por PT Santo André julho 8, 2015 11:07

Em 2º turno, Câmara dos Deputados aprovam texto-base da reforma política

Além da Câmara, Senado também faz análises e discussões sobre o tema. Destaques ao texto serão votados na próxima terça-feira (14)

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (8), em segundo turno, o texto-base da proposta de reforma política. Entre os temas aprovados estão o fim da reeleição, a possibilidade de empresas doarem a partidos políticos, o voto obrigatório, a manutenção do sistema proporcional e das coligações para o Legislativo.

Os destaques ao texto serão votados na próxima terça-feira (14), segundo acordo entre os líderes. Nesta quarta, os deputados ainda devem analisar e regulamentar alguns pontos da reforma, como o trecho que fala sobre o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

No projeto aprovado, as doações de empresas estão autorizadas, desde que sejam feitas aos partidos e não aos candidatos.

Além dos debates na Câmara sobre o tema, os senadores também estão analisando a reforma política. Entre os pontos de divergência entre os parlamentares está a duração dos cargos, a partir de 2020. O projeto aprovado em primeiro turno prevê que os eleitos em 2016 e 2018 terão mandatos de 4 anos.

Além disso, há previsão de mandato de 9 anos para senadores eleitos em 2018.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Fonte: Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Santo André
Por PT Santo André julho 8, 2015 11:07

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK