AGENDA

Em defesa da democracia, Emidio percorre o ABC no #DiadeMobilizaçãoPTSP neste sábado (18)

Presidente do PT Paulista participa de atividades nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá como parte integrante da agenda simultânea do partido no estado

Fábio Sales/ GTE PT-SP

O presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, participa neste sábado (18/07), de atividades em defesa da democracia e pela organização partidária, durante a segunda edição do “Dia Mensal de Mobilização”, organizado pelo PT Paulista, na região do ABC.

Quatro cidades serão contempladas com visitas da liderança: Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema.

O “Dia Mensal de Mobilização” do PT-SP teve início em junho de 2015, ao percorrer simultaneamente 36 municípios do estado de São Paulo. O objetivo da empreitada é aproximar as bancadas petistas e dirigentes estaduais, das lideranças, militantes e população regional e local, em agendas mensais, ao longo dos próximos 20 meses, até janeiro de 2017.

 

“A primeira edição do “Dia Mensal de Mobilização” foi muito positiva, pois movimentou a militância do PT no estado de São Paulo, acerca das discussões do cotidiano e da organização partidária, além de aproximar os parlamentares e dirigentes do PT estadual da realidade da cada região. Um fim de semana muito produtivo e que mostra a força do partido, assim como será no ABC”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Além dos militantes, vereadores e vereadoras, dirigentes, presidentes de diretórios e os prefeitos Carlos Grana (Santo André), Luiz Marinho (São Bernardo do Campo) e Donisete Braga (Mauá), acompanham Emidio nas atividades da região, o coordenador da Macro ABC, Claudinho da Geladeira, e o chefe de gabinete da presidência estadual do PT-SP, Humberto Tobé, representando a direção do PT Paulista.

Agenda

O cronograma de atividades pela região inicia na sede do PT Mauá, num café da manhã, seguido de análise de conjuntura, ao lado dos 29 vereadores e vereadoras dos sete municípios, além de presidentes dos diretórios do ABC.

Na ocasião, o livro “Reforma política democrática – temas, atores e desafios”, da Editora Fundação Perseu Abramo, será lançado com as presenças da secretária nacional de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, e do diretor da Fundação Perseu Abramo, Kjeld Jakobsen.

Às 11h30, Emidio se desloca para a cidade andreense, onde participa da distribuição da edição de julho do Jornal do PT Santo André, ao lado de militantes e do prefeito anfitrião Carlos Grana, com o objetivo de dialogar com os munícipes no maior centro comercial do município, o Calçadão Coronel Oliveira Lima. Na oportunidade, o presidente do PT Paulista atenderá à imprensa no local.

Após pausa para o almoço, o presidente estadual do PT-SP participa de Ato Contra a Redução da Maioridade Penal, às 14h30, na Praça da Matriz, na cidade de São Bernardo do Campo.

Emidio encerra a peregrinação pelo ABC no município diademense, na plenária com a militância e lideranças regionais, às 16h, na sede do PT Diadema.

Diálogo

“O presidente estadual do PT, Emidio de Souza, tem muito a contribuir no diálogo com nossos dirigentes e militantes e, por isso, decidimos por mesclarmos atividades com parlamentares, militantes, ações nas ruas e atendimento à imprensa”, prevê o coordenador regional Claudinho da Geladeira.

Ele adianta que, no mês de agosto, as cidades que ainda não foram contempladas, como São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, serão agraciadas com visitas dos deputados e deputadas, bem como lideranças estaduais na terceira edição do “Dia Mensal de Mobilização”.

Segue a programação completa:

Dia: 18 de julho (sábado)

9h: Mauá – Café da Manhã/ Análise de Conjuntura com vereadores e vereadoras, presidentes e representantes dos diretórios –Diretório do PT Mauá (Rua Santa Helena, 247 – Centro)

Observação: o lançamento do livro “Reforma política democrática – temas, atores e desafios”, da Editora Fundação Perseu Abramo, acontece neste café da manhã, com as presenças da secretária nacional de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, e do diretor da Fundação Perseu Abramo, Kjeld Jakobsen.

11h30: Santo André – “Dia Municipal de Mobilização” – Distribuição do Jornal do PT Santo André com a militância – Calçadão Coronel Oliveira Lima – Centro

12h: Santo André – Entrevista para veículos de comunicação – Calçadão Oliveira Lima

14h30: São Bernardo do Campo – Ato contra a Redução da Maioridade Penal – Praça da Matriz – Centro

16h: Diadema – Plenária com a Militância – Diretório do PT Diadema (Avenida Piraporinha, 1032 – Vila Nogueira)

Mais informações: Claudinho da Geladeira (11) 99278-3113 e Humberto Tobé (11) 99502-0819

 

Entenda o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP

A ideia é a de que os 24 parlamentares estaduais e federais do estado de São Paulo participem, no decorrer dos próximos 20 meses, de atividades, plenárias e seminários em todas as regiões do estado paulista, com a militância, prefeitos e prefeitas, vices, dirigentes, presidentes de diretórios e coordenadores de Macros, movimentos e entidades da sociedade civil.

Cada deputado e cada deputada visitarão, ao menos uma vez, cada região do estado, tendo assim, uma visão ampla e o diagnóstico das necessidades de cada local, além de contribuir efetivamente para o fortalecimento do PT nas pequenas e médias cidades.

“Serão atividades importantes para reforçarmos os laços do PT e dos mandatos com as 20 Macrorregiões do estado de São Paulo. Aproximar as lideranças da militância e debatermos as prioridades de cada região estão entre as metas”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Para o coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, a programação visa contemplar vários municípios no estado, inclusive as pequenas e médias cidades.

“Os deputados e deputadas terão a oportunidade de estreitar a relação com cada região, uma vez que a agenda será em sistema de rodízio, ou seja, os 24 parlamentares visitarão, ao menos uma vez, cada uma das 20 Macros de São Paulo”, afirma.

A data pré-estabelecida para a mobilização será o segundo sábado de cada mês, entre junho de 2015 a janeiro de 2017. Excepcionalmente, em alguns meses, os sábados podem ser alterados.

 

Objetivos

– Consolidar o segundo sábado de cada mês como um dia de mobilização do PT no Estado;

– Ampliar a visibilidade dos mandatos dos nossos Deputados e Deputadas Estaduais e Federais no maior número das cidades paulistas;

– Potencializar a presença das principais lideranças do PT de São Paulo nas 20 Macrorregiões;

– Fazer a disputa de ideias e a defesa do PT e dos nossos governos Dilma/Lula na opinião pública local/regional;

– Contribuir para a organização partidária nas pequenas e médias cidades;

– Promover debates sobre o modo petista de governar e legislar;

– Fazer oposição ao governo Alckmin;

– Aproximar nossos mandatos e dirigentes com movimentos sociais, sindicatos, e organizações da sociedade civil progressistas;

– Possibilitar que filiados e filiadas, gestores, parlamentares, militantes e dirigentes do PT, cidadãs e cidadãos, instituições e movimentos interessados/as possam contribuir para o fortalecimento do Partido em todo o estado;

– Projetar nossa ação política com o objetivo de construirmos um diagnóstico permanente sobre o estado de São Paulo;

– Motivar a militância e simpatizantes a se engajar na defesa do PT, dos nossos governos e mandatos parlamentares.

 

——————————————————————-

Conheça Emidio de Souza

 

Natural de Inúbia Paulista, no Interior de São Paulo, Emidio de Souza mudou-se com a família, aos 13 anos, para Osasco, cidade onde integrou movimentos sociais que acabariam abrindo as portas para seu ingresso na vida pública.
Morador da Vila Isabel, estudou em escolas estaduais nos bairros da Vila Pestana e do Km 18. Depois, fez curso técnico de torneiro mecânico no Senai.
Como metalúrgico, trabalhou na antiga Braseixos, hoje ArvinMeritor, além de outras metalúrgicas de cidades vizinhas a Osasco. Nessa mesma época, iniciou sua participação no movimento sindical. Paralelamente, desde o início da juventude, integrava as comunidades eclesiais de base da igreja católica.
No início da década de 80, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e também da criação do diretório municipal em Osasco.
Mas, apesar da militância aguerrida tanto no sindicato como no PT, apenas quase 10 anos depois iniciou sua carreira política. Em 1988, foi eleito vereador, cargo ao qual foi reconduzido outras duas vezes, em 1992 e 1996.

Devido ao seu desempenho no Legislativo, o PT de Osasco o lançou candidato a deputado estadual nas eleições de 1998. Ficou na suplência, mas em janeiro de 2001 assumiu a titularidade do mandato. Foi ainda presidente da Comissão de Relações do Trabalho e membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Emidio também foi escolhido, pela Rádio Jovem Pan AM, o melhor deputado estadual de 2001.

Foi também o candidato do PT à Prefeitura de Osasco, pela primeira vez, nas eleições de 2000. Em 2002, foi eleito deputado estadual com 102.330 votos e registrou a maior votação, em termos nominais, para o cargo na cidade de Osasco: 71.620 votos ou 24% dos votos válidos. Nesse novo mandato na Assembléia Legislativa, ocupou, entre outros cargos, a 1ª Secretaria da Mesa Diretora, o segundo mais elevado na hierarquia na Casa.
Em 2004, disputou novamente a Prefeitura de Osasco e foi eleito. Em 2008, foi reconduzido ao cargo com 50,98% das intenções, num total de 204 mil votos.
Ainda em sua carreira política, foi coordenador da campanha de Aloizio Mercadante ao governo do Estado de São Paulo em 2010. Foi também por dois mandatos consecutivos coordenador em São Paulo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
É formado em Direito e tem cinco filhos: Felipe, Naiara, Marina, Arthur e Helena.

Atualmente, Emidio de Souza exerce o mandato de presidente estadual do PT-SP, na gestão (2014-2017).

Você também pode gostar...