Em plenária na Macro Sorocaba, Luiz Turco defende “reorganização” do PT para superar desafios

PT Santo André
Por PT Santo André abril 16, 2015 21:08

Em plenária na Macro Sorocaba, Luiz Turco defende “reorganização” do PT para superar desafios

Durante Etapa Regional como preparação para o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, dirigentes e militância debatem conjuntura política

Em plenária preparatória para o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, a Macrorregião Sorocaba reuniu lideranças e militantes para análise do cenário político, organização partidária e desburocratização do PT, durante debate ocorrido no sábado (11/04), no Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba.

Prestigiaram o encontro o coordenador da Macro, Márcio Alves; os deputados estaduais Luiz Turco e Carlos Neder; o deputado federal Valmir Prascidelli; o ex-deputado Hamilton Pereira; a prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo; o presidente do PT de Sorocaba, vereador Izídio de Brito; e o chefe de gabinete da presidência do PT-SP, Humberto Tobé.

“Este é um momento difícil e importante para refletirmos sobre os rumos do partido. Não podemos abaixar a cabeça diante dos ataques infundados da oposição. Temos um legado construído com muito suor, de conquistas junto ao povo brasileiro. E o recado é para o PT priorizar, sobretudo, a organização e formação política dos dirigentes e militantes no estado de São Paulo para superar os obstáculos apresentados”, analisa Turco.

Já o coordenador da Macro, Márcio Alves, considerou a desburocratização do PT, com mais espaços para filiados apresentarem propostas, como um dos principais temas da plenária.

“A reunião foi bastante representativa. Discutimos a organização partidária para enfrentarmos este cenário difícil que tanto PT, quanto o governo Dilma, têm enfrentado neste ano. Mas para isso precisamos “abrir” o PT. Esta limitação que o partido impôs para que haja novas filiações acaba atrapalhando a construção do partido em pequenas e médias cidades”, ponderou o dirigente regional

Prascidelli, por sua vez, mais uma vez se posicionou contra o PL 4330/04, que prevê a terceirização do trabalho, além da defesa da Petrobras.

“Agradeço a todos pelo acolhimento e compromisso em debater a conjuntura política nesse momento intenso. Não podemos ficar parados. Cada cidade tem o seu papel de articular a militância e dialogar com a sociedade”,pontuou Neder.

“Demonstrei minha indignação com a recente aprovação de Leis conservadoras, que ferem direitos consagrados, em especial a PL da terceirização. Também defendi a necessidade de um diálogo mais amplo do PT com os movimentos sociais, juventude e sindicatos”, completou Hamilton Pereira.

Etapas do 5º Congresso

Diversas Plenárias Regionais e Municipais estão sendo realizadas em todo o estado de São Paulo. Em Piedade, cidade pertencente à Macro Sorocaba, o encontro acontece no dia 19 de abril (domingo), às 9h, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.

A Etapa Estadual do 5º Congresso ocorre nos dias 22 e 23 de maio, na Quadra do Sindicato dos Bancários, no Centro da capital paulista.

Já o 5° Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece entre os dias 11 e 14 de junho de 2015, em Salvador, na Bahia.

Crédito das fotos: Evandro Messias

Fábio Sales

GTE PT-SP

[1604] Plenária Regional Macro Sorocaba1

PT Santo André
Por PT Santo André abril 16, 2015 21:08

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK