Érika de Paula: Sem diálogo com o Conselho, Governo Paulo Serra (PSDB) não esclarece QualiSaúde Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André agosto 23, 2017 15:06

Érika de Paula: Sem diálogo com o Conselho, Governo Paulo Serra (PSDB) não esclarece QualiSaúde Santo André

Na tarde de ontem aconteceu uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde para tratar do Qualisaúde, programa de qualificação da rede municipal, apresentado no fim do mês passado. O programa que foi a justificativa para o fechamento de 7 unidades de saúde em nosso município foi apresentado e diferente do que fora divulgado, não se trata de certificação ISO, mas a implantação de sistema informatizado, qualificação profissional e gestão de qualidade. Nada novo sob o sol, uma vez que a PNH – Política Nacional de Humanização – já preconiza isso há pelo menos 10 anos.

A surpresa se dá no fato de que a secretária pediu desculpas por não ter comunicado o conselho antes do lançamento do programa- atitude louvável. Porém, a justificativa foi de que não é necessária aprovação do conselho para lançamento do programa, e que como o planejamento ainda não está finalizado não foi submetido. Realmente, para o lançamento não é necessária aprovação do conselho, mas para fechamento/interdição das unidades, sim.

Ainda não se tem planta arquitetônica, orçamento de obras, mobiliários e equipamentos, dimensionamento profissional, muito menos do sistema. O que se tem é um diagnóstico dos problemas e um escopo do que será o programa. E como é isso, primeiro fecha para depois correr atrás de como ver como fará para reabrir?????? Absurdo!!!!!!

Quanto às demissões dos trabalhadores da Fundação, a mesma remeteu a responsabilidade para a Fundação, ou seja, não respondeu.

Por fim, se esquivou dos questionamentos, não esclareceu de fato o programa, e o motivo de não submetê-lo ao conselho municipal, e ainda rebateu as críticas dizendo serem ações politiqueiras de oposição.

Ora, o conselho municipal tem como atribuição fiscalizar, propor e deliberar sobre ações na saúde, se este não o fizer, perde sua finalidade e ainda será responsabilizado pelo Tribunal de Contas.

Nós conselheiros não nos sentimos contemplados com a reunião e continuaremos a discutir ações para reverter o quadro atual.

*Érika de Paula é conselheira municipal de saúde e Servidora municipal

Foto: Ricardo Trida/PSA

PT Santo André
Por PT Santo André agosto 23, 2017 15:06

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK