#GovernoGrana: Ex-ministro Alexandre Padilha participa da 14ª Conferência da Saúde

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 12, 2015 11:23

#GovernoGrana: Ex-ministro Alexandre Padilha participa da 14ª Conferência da Saúde

Aberta oficialmente na última sexta-feira à noite (6) no Teatro Municipal, a 14ª Conferência de Saúde de Santo André prossegue ao longo deste sábado (7), no anfiteatro do Centro Universitário Anhanguera. O ex-ministro e atual secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo, Alexandre Padilha, comandou palestra nesta manhã para os delegados eleitos e gestores públicos da área.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, também marcou presença. O encontro bianual tem por objetivo retirar as propostas prioritárias para introdução na rede municipal de saúde nos próximos dois anos. O conteúdo final será fechado pela equipe organizadora nesta segunda-feira (9).

Para o secretário Padilha, o País vive um momento político no qual os direitos sociais conquistados estão correndo sério risco de serem retirados. “O SUS (Sistema Único de Saúde) é um desses direitos que pode ser atingido”, afirmou o ex-ministro da Pasta, que também é médico, e, curiosamente, vestia sobre a roupa o avental branco da Prefeitura de São Paulo com a logomarca SUS no bolso.

Nesta edição, a conferência traz como tema SUS: transformar e aprimorar ações e práticas em saúde – desafio de todos. Durante a abertura, o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, fez a prestação de contas das deliberações retiradas na última Conferência Municipal, ocorrida em 2013 – fato, até então, inédito.

Sobre a Secretaria de Saúde

Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), cinco residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.

A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 12, 2015 11:23

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK