Governo Carlos Grana promete ampliar tratamento de esgoto para 60%

PT Santo André
Por PT Santo André dezembro 18, 2014 17:59

Governo Carlos Grana promete ampliar tratamento de esgoto para 60%

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promete ampliar o tratamento de esgoto na cidade em 2015. A autarquia tem como meta sair do atual índice de 40% de tratamento para 60% no ano que vem

Os números foram apresentados nesta quarta-feira (17) pelo superintendente da empresa, Sebastião Ney Vaz Junior, que fez balanço das atividades em 2014 e traçou perspectivas para 2015.

“Os emissários que levam esgoto da cidade estão prontos. O que falta são os coletores-tronco, que pegam esgoto das casas para os emissários. Estamos em um processo junto com a Sabesp fazendo essas obras”, explica Ney Vaz Junior.

Apesar de o índice de tratamento de esgotos em Santo André estar longe do ideal, o município ainda apresenta um dos melhores desempenhos de saneamento no ABC. A cidade aparece em segundo lugar no ranking da região, perdendo somente para São Caetano, onde 100% dos dejetos são tratados.

A meta de ampliar o esgoto tratado em Santo André é uma antiga promessa que ainda não foi cumprida. Em 2007, durante a gestão João Avamileno (PT), a autarquia prometeu ampliar o índice de 40% para 70% até 2008. Na época a empresa também era comandada por Sebastião Ney Vaz Júnior

Mais água
Nesta quarta-feira o Semasa assinou contrato com o consórcio que vai construir a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, formado pelas empresas Cappellano e Construtami.

A obra terá início em abril do ano que vem e deve ser entregue até o final de 2016. A ETA vai ampliar a capacidade de abastecimento de Santo André e reduzir a quantidade de água que o município precisa comprar da Sabesp (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo).

Hoje o Semasa produz 6% da água distribuída em Santo André. Com a nova estação de tratamento, 25% da água consumida pelos moradores será produzida no próprio município.

A ETA vai atender principalmente bairros da zona sul de Santo André, como Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Ribiera, Jardim Irene, Vila Suíça e Vila Luzita. Cerca de 150 mil pessoas devem ser beneficiadas.

A água será retirada de um braço da Billings. “É do braço Rio Grande, que é bem protegido, onde hoje é o clube de campo do Esporte Clube Santo André. Não tem lançamento de esgoto, é uma água classe 1”, garante o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Junior.

Reservatórios
Santo André é abastecida por dois sistemas. O Rio Grande, que é um braço da represa Billings, atende cerca de 70% do município e está com 65,2% da capacidade – o melhor desempenho entre todos os sistemas que atendem a região metropolitana.

Aproximadamente 30% da cidade recebe água do sistema Rio Claro, que está com 28,1% da capacidade.

*Com informações de Tiago Oliveira, do Repórter Diário 

PT Santo André
Por PT Santo André dezembro 18, 2014 17:59