GOVERNO GRANA

Governo Grana entrega óculos a mais 130 crianças com o programa ‘Educando com Visão’

Ação beneficiou milhares de pequenos desde sua implantação; diagnósticos são feitos por meio de exames e consultas oftalmológicas

Santo André, 25 de maio de 2014 – Na manhã deste domingo (25), 130 alunos da rede municipal de ensino de Santo André foram ao CAMP (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro) Piero Pollone, no Jardim Ana Maria para receberem novos óculos por meio do programa Educando com Visão. A iniciativa existe desde 2004, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Rotary Club Santo André – Norte e as óticas Suzi.

IMG 5205Presente, o prefeito Carlos Grana destacou a importância da ação. “Esse trabalho é um importante instrumento para dar condições não só para a saúde das nossas crianças, mas também ao aprendizado”, pontuou. Grana aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia aos pais dos pequenos. “A Casa da Visão reivindicava um local fixo em Santo André. Depois de alguns entraves conseguimos fazer a doação de um terreno de 2.500 metros quadrados para transformar o espaço em um local com vários serviços. Enviaremos projeto para aprovação da Câmara nos próximos dias, pois junto com a Casa da Visão, teremos um espaço para o Lions Clube, a Casa Jardim e Associação dos Diabéticos”, finalizou.

Para a mãe Joelma da Silva Pereira, diarista de 28 anos, a desconfiança de que a filha tinha problemas na visão foi confirmada com o diagnóstico realizado dentro da escola. “Lá ela realizou o exame e ficou constatado o astigmatismo. Eu percebia algumas dificuldades que ela aparentava, além dos olhos vermelhos, dor de cabeça. Graças a esse importante trabalho, sei que nossa vida vai mudar, pois vai contribuir e muito para a formação da minha filha”, finalizou ao lado da pequena Kimberly Gomes da Silva, de apenas 6 anos.

PROCESSO – Após o exame oftalmológico, os alunos que apresentarem alguma suspeita de problemas de visão são encaminhados para a segunda etapa do programa Educando com Visão – que é um mutirão de consultas com oftalmologistas – e escolha das armações, caso a necessidade de óculos seja comprovada.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, a previsão de atendimento inicial em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 1,5 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, serão atendidas neste ano aproximadamente 19 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – dabetega@santoandre.sp.gov.br

Você também pode gostar...