GOVERNO GRANA

Governo Grana lança nova campanha de coleta seletiva para Santo André

Ações pretendem aumentar de 8% para 20% o volume de lixo diário que será reciclado na cidade

Operação contará com equipes que irão de casa em casa para levar informação

A nova campanha de Coleta Seletiva promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Prefeitura da cidade, busca destinar corretamente, à princípio, 20% do material reciclável.

Para isso, terá como um de seus principais objetivos a sensibilização e o engajamento de moradores de condomínios e alunos de escolas municipais no que diz respeito à reciclagem.

Estima-se que, até 2016, a reciclagem seja ampliada de 8% para 20% das 650 toneladas de lixo diário produzido na cidade. Melhorar a qualidade do material encaminhado às cooperativas de reciclagem, incentivando a separação e armazenamento consciente, também é uma das metas.

Com o mote “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a operação contará com equipes especializadas que irão de casa em casa para levar informações e distribuir materiais explicativos sobre reciclagem, limpeza e armazenamento adequado dos recicláveis.

Além disso, serão distribuídos cerca de 170 mil imãs de geladeira – atendendo a atual média de residências da cidade – com espaço para que o morador anote os dias de coleta dos resíduos secos e úmidos.

Um dos principais focos da campanha, os condomínios poderão participar da ação. A partir do segundo semestre, o Semasa irá conversar com as áreas administrativas dos condomínios da cidade visando ampliar as atividades de coleta seletiva.

Além da conscientização, cartazes e flyers serão oferecidos, bem como a possibilidade de ampliar a conversa, seja por meio de participações em reuniões internas, através do representante ou fornecendo equipamentos que poderão ajudar, como as Postos de Entregas Voluntárias (PEVs).

Escolas terão trabalho pedagógico específico

Para as escolas municipais, também serão disponibilizadas novos PEVs para os espaços de convivência e toda a informação visual da campanha (cartazes e flyers). Além disso, o Semasa ficará à disposição dos coordenadores pedagógicos sobre a gestão interna de resíduos das escolas. Visando promover não somente a coleta seletiva, mas também o reaproveitamento dos resíduos recolhidos, serão oferecidas, ainda, oficinas educativas na Usina de Papel, por exemplo.

“A população de condomínios tem crescido bastante na cidade e, portanto, terá muito a contribuir. No caso das escolas, além de incentivar a educação ambiental dos alunos em formação, multiplicaremos a informação por meio de folhetos que eles receberão e levarão para seus lares”, explicou Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa.

Lançada na semana passada, a campanha tem como objetivo mobilizar e conscientizar não somente estes públicos, mas toda a população andreense, buscando retomar o pioneirismo do município na questão da coleta seletiva.

“Essa é a terceira fase de um projeto que tornará a coleta e reciclagem de resíduos secos muito mais efetiva”, disse o prefeito Carlos Grana, citando os primeiros passos como a ampliação do aterro municipal, concluída em 2014, e a inauguração da Central de Triagem Unidade São Jorge.

Por: DiárioSP

Você também pode gostar...