GOVERNO GRANA

Governo Grana põe nas Ruas de Santo André 42 novos ônibus

30 deles, da empresa Guaianazes, já circulam desde fevereiro; outros 12, da empresa Vaz, entram em operação a partir de amanhã

Santo André, 17 de abril de 2015 – A Prefeitura de Santo André colocou em circulação 42 novos ônibus em mais uma etapa do processo de renovação da frota municipal. Desde fevereiro, 30 veículos da empresa Guaianazes já operam no sistema de transporte público. Outros 12, da empresa Vaz, começam a operar a partir de amanhã. As linhas atendidas são a I03, B11, T12, T14, T15, T17, T27 e T29. Atualmente a frota municipal possui 414 ônibus e, nos últimos dois anos, foram entregues 144 novos ônibus, todos acessíveis.

Onibus_16Os veículos convencionais têm capacidade para 46 passageiros sentados e 35 em pé, os ‘micrões’, com capacidade para 28 passageiros sentados e 31 em pé. Neles, há poltronas únicas, sem divisória, para passageiros com obesidade e outras demarcadas para idosos, gestantes, portadores de deficiência física ou para quem se recupera de procedimentos cirúrgicos. As lanternas, faróis e a iluminação interna contam com lâmpadas de led, que permitem melhor visualização.

Em relação à emissão de poluentes, os novos ônibus atendem às atuais normas de restrição de poluição, com base em padrões internacionais. A redução na emissão de óxido de nitrogênio (NOx) é de 63% e de materiais particulados chega aos 80%, todos monitorados via GPS. Um dos critérios utilizados para o processo de renovação foi a idade da frota.

O prefeito de Santo André Carlos Grana, apontou que a frota andreense é uma das mais novas do ABC. “Seguramente a nossa frota é uma das mais novas da cidade. Esta entrega coroa o grande investimento que estamos promovendo na questão do transporte público municipal”, apontou.

“A entrega de novos ônibus faz parte de um grande processo de modernização do transporte público, com a implantação do Bilhete Único Andreense, da reforma dos pontos de ônibus, o lançamento do aplicativo CittaMobi, as faixas exclusivas, entre outras ações de grande importância para a nossa cidade”, destacou o Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos

A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.

Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – dabetega@santoandre.sp.gov.br – (11)4433-0133

Você também pode gostar...