#GovernoDilma: Dilma saúda MST por feira e diz que reforma agrária é fundamental para um Brasil desenvolvido

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 24, 2015 07:00 Updated

#GovernoDilma: Dilma saúda MST por feira e diz que reforma agrária é fundamental para um Brasil desenvolvido

Fonte: Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, em vídeo veiculado na 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que “a reforma agrária é continuará a ser uma luta fundamental para a construção do Brasil desenvolvido com que sonhamos”.

A feira, que ocorre no Parque da Água Branca, em São Paulo, desde quinta-feira (22) e vai até domingo (25), é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e reúne 800 agricultores de assentamentos de 23 estados e do Distrito Federal. O objetivo da feira é mostrar os produtos da agricultura familiar e conscientizar a sociedade sobre os alimentos orgânicos.

Dilma afirmou, na gravação, que a reforma agrária “que queremos e estamos fazendo” garante “o acesso à terra e, também, assegura apoio à produção sustentável, cria os canais de comercialização justa e garante qualidade de vida às famílias nos assentamentos”.

Em 2015, o governo federal assentou 15 mil famílias acampadas. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que entregou recentemente um plano de reforma agrária para a presidenta, o objetivo do governo é assentar, até o fim de 2018, todas as famílias de sem-terra acampadas remanescentes no Brasil. De acordo com ele, isso corresponde a cerca de 120 mil famílias
.
Dilma afirmou ainda, no vídeo, que nos últimos 12 anos o governo federal e o MST, em parceria, construíram as bases para que o Brasil deixasse o Mapa da Fome da ONU.

“Superamos essa chaga histórica, combinando uma rede de proteção social capaz de atender efetivamente aos que mais precisam com políticas bem estruturadas de apoio aos nossos pequenos agricultores”, ressaltou a presidenta.

Dilma disse que o governo e o movimento estão “prontos para enfrentar, juntos, uma nova tarefa: a de garantir comida de verdade para as populações do campo e das cidades”.

“Vamos superar mais esse desafio, mantendo e ampliando direitos de nossa população e com ainda mais um estímulo à produção sustentável de alimentos, investindo na agroecologia e no trabalho de vocês”.

A presidenta avaliou que a primeira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária “mostra que o MST e os camponeses do Brasil estão prontos para continuar protagonizando o processo de construção de uma nação mais justa, que garante alimentos saudáveis a todos os seus cidadãos e a devida e necessária valorização a quem os produz”.

Dilma ainda anotou que a iniciativa “é mais uma prova do admirável poder de organização, da força produtiva e da competência das trabalhadoras e dos trabalhadores do campo de nosso País”.

“Nos próximos dias, todos que visitarem o Parque da Água Branca terão acesso a alimentos de qualidade e a uma diversidade ímpar de sabores, vindos de todos os cantos de nosso País. Ao experimentar as comidas típicas de todas as regiões, sentirão por que devemos celebrar sermos um País com sabores regionais e por que devemos nos orgulhar de nossa agricultura familiar”.

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 24, 2015 07:00 Updated