#GovernoGrana: Em Santo André prefeito Carlos Grana (PT) inaugurou novo Centro Público de Formação Profissional

PT Santo André
Por PT Santo André setembro 28, 2015 13:06

A Prefeitura de Santo André inaugurou neste sábado (26) o novo CPFP (Centro Público de Formação Profissional) de Tecnologia da Informação em Software Livre Valdemar Mattei, na Vila Pires. O espaço, voltado para a realização de cursos para jovens e adultos (EJA) na área da informática, mudou de prédio alugado na Avenida Arthur de Queirós, no bairro Casa Branca, para uma unidade própria e mais ampla localizada no complexo educacional, onde estão instaladas a Creche Professora Yonne Cintra de Souza, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Nicolau Moraes Barros e o Caem (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar).Centro de Formação 2

Diego Barros/PSA

Fonte: Secretária de Comunicação/Prefeitura de Santo André

“Quando assumimos, instituímos um método de governo com o auxilio da população que passou a ter, por meio do Orçamento Participativo, a oportunidade de fazer as suas reivindicações e este equipamento é resultado deste processo, além de ser uma grande conquista para a comunidade”, destacou o Prefeito de Santo André, Carlos Grana. “Com esta ação de hoje, a população ganhará em dois sentidos. Primeiro pelo fato de que com a mudança de local faremos economia em relação ao valor gasto com o aluguel do antigo espaço o que possibilitará utilizarmos estes recursos em outras áreas ou mesmo na própria educação, e, em segundo, por este local ser amplo, moderno e qualificado de modo a atender os seus usuários de forma bem mais eficiente”, frisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

A mudança possibilitará mais liberdade para que a Secretaria de Educação realize instalações estruturais necessárias para acompanhar o desenvolvimento tecnológico da área. Outro benefício da alteração do endereço está na sua localização, próxima aos bairros Vila Luzita, Bairro Silveira, Vila América, Vila Pires, Vila Humaitá, Jardim Irene, Vila Suiça, Jardim Santo André, Bairro Cata Preta, Jardim Guarará e Jardim Santa Cristina, entre outros, o que possibilita o atendimento à população residente nos bairros mais distantes a oportunidades de formação profissional e de educação de jovens e adultos.

O Centro Público continuará a oferecer os cursos de EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos, com Formação Inicial e Continuada), que associam a formação profissional com a elevação de escolaridade, além de cursos para quem quer apenas a formação profissional. Haverá ainda novidades como os cursos de Web Designer e Arquitetura de Computadores e Redes, por meio de parceria com a ONG Coletivo Actantes.

O Centro de Formação Profissional Valdemar Mattei foi criado em 2004, quando, o então, Centro de Educação do Trabalhador, passou a oferecer apenas cursos na área de Tecnologia de Informação, com especial atenção para o uso da Plataforma Aberta de Software (Linux), que permite o acesso livre e gratuito à informática. O nome escolhido homenageou Valdemar Mattei que, ao longo de seus 82 anos, atuou como docente, e iniciou sua carreira como professor de caligrafia e datilografia, criando, juntamente com sua mulher, na década de 1930, a Escola de Datilografia e Caligrafia Senador Fláquer. A instituição cresceu até se constituir – Faculdades Integradas Senador Fláquer, hoje chamada Uni-Anhanguera.

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André setembro 28, 2015 13:06

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK