AÇÕES DO PREFEITO GOVERNO GRANA GOVERNOS NOTÍCIAS

#GovernoGrana: Emoção e felicidade marcam entrega de 176 apartamentos em Santo André

Embora ainda estejamos há algumas semanas do Natal, este final de ano deverá ser muito especial para 176 famílias oriundas dos núcleos Pedro Américo, Ciprestes/Irene, Gamboa e, Espírito Santo I e II. O motivo: elas receberam na manhã deste sábado (28), as chaves de suas novas moradias e passam a ser proprietárias do Conjunto Habitacional Procópio Ferreira. O empreendimento é vinculado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura.

Conjunto Habitacional Procópio Ferreira conta com 176 apartamentos distribuídos em oito torresConjunto Habitacional Procópio Ferreira conta com 176 apartamentos distribuídos em oito torres

“Acredito que até o final do ano, nós chegamos a 2,5 mil unidades. Nós tínhamos no nosso programa de governo três mil apartamentos, mas vemos que o potencial de estar em andamento um número bem superior de obras já no Minha Casa, Minha Vida 3ª fase”, destacou o Prefeito de Santo André, Carlos Grana, durante o ato de entrega das chaves ao mencionar que existem hoje na cidade, outros 19 potenciais projetos que aguardam apenas a liberação de recursos.

Localizado no Jardim Silvana, a obra contou com investimento de R$ 8,2 milhões. Após terem sido iniciadas em 2010, com previsão de entrega para junho do ano seguinte, após rescisão de contrato com a empreiteira responsável, em fevereiro de 2012, o empreendimento acabou paralisado. Depois de ser retomada no ano passado, as obras foram concluídas durante este mês.

Com uma história de vida bem difícil, ainda mais nos últimos seis anos – tempo que ela aguardava pela moradia –, a doméstica Maria Luíza Bispo, de 58 anos, ex-moradora do Espírito Santo, era só alegria. “Eu morava em um lugar horrível. Além do esgoto a céu aberto, entulho e sujeira, eram os ratos que corriam atrás dos gatos. Mas hoje, tudo isso fica para trás. Venho do aluguel social e, apesar de ter que pagar um pequeno valor por mês, sei que no final terei investido em algo que será meu e agradeço a Deus por isso”, disse a nova moradora de um dos apartamentos do bloco 6 e que dividirá o espaço com o marido.

Já a dona de casa, Fabiana Amália Cirino, de 39 anos, futura moradora de um dos apartamentos do bloco 3, fez uma análise do salto que dará quando adentrar com o marido e o filho em seu novo imóvel. “Embora onde morávamos fosse bem arrumadinho, o nível disso aqui é muito superior. O dia de hoje é a realização de um sonho que aguardamos faz oito anos para se concretizar”, disse a ex-moradora do Gamboa.

ESTRUTURA – Contendo oito torres, sendo quatro com 20 apartamentos e as outras quatro com mais 24, cada unidade possui 44 m² de área útil distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro, além de área de serviço. Já para os pequenos, a infra-estrutura também dispõe de um playground dentro do conjunto.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.

A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.

A secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.

Você também pode gostar...