#GovernoGrana: Santo André celebra “Dia Internacional da Não Violência”

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 5, 2015 10:18

#GovernoGrana: Santo André celebra “Dia Internacional da Não Violência”

A batucada dos instrumentos de percussão, o coral das crianças e os estandartes coloridos com mensagens de paz tomaram conta da rua Elisa Fláquer, nesta quinta-feira (1), para encerrar o evento em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência, celebrado no dia 2 de outubro. A atividade, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, com a participação de diversas secretarias municipais e instituições assistenciais parceiras, começou às 8h30, quando três grupos de participantes saíram de pontos diferentes do Centro em direção à rua Elisa Fláquer, onde está localizado o Poste da Paz e onde aconteceram diversas atividades culturais.

Fonte: Prefeitura de Santo André/ Por: Diego Barros

“Essa atividade é de extrema importância, pois sabemos que é preciso envolver a sociedade, mesmo com a sua diversidade, com suas diferenças, e independente da religião de cada um, na defesa da cultura de paz para que possamos ter uma sociedade melhor, mais fraterna e mais justa. Isso só será possível a medida em que nós tenhamos essa comunhão com o próximo. O ser humano tem a competência de construir um futuro melhor para todos”, disse o prefeito Carlos Grana.

Cerca de 700 pessoas, entre crianças e adolescentes atendidos por diversas entidades assistenciais, adultos e idosos, do programa Caminhando para a Saúde, promovido nas unidades de Saúde da cidade e os usuários do Centro de Referência do Idoso (Crisa) participaram da programação que contou com apresentação da música tema do programa “Quem Ama Abraça” pelos jovens da instituição assistencial Lar de Maria, a interpretação da música do Roupa Nova “A Paz”, pelas crianças do coral do JEda e o desfile dos estandartes criados pelos estudantes da instituição beneficiente Lar de Maria. As alunas de dança cigana do Centro de Referência do Idoso encerraram a programação.

“Se não ensinarmos as crianças que a paz é importante, se não as tratarmos com respeito e carinho, elas não vão aprender a importância da não violência. Podem vir a se tornarem adultos revoltados, violentos, talvez sem expectativa de um futuro promissor”, lembrou o secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, João Avamileno. A atividade fez parte da programação da Jornada Gandhi, uma série de ações e eventos que acontecem na cidade desde 9 de setembro, para celebrar e divulgar a importância da Cultura de Paz e do Dia Internacional da Não Violência, comemorado em 2 de outubro, aniversário do líder Indu Mahatma Gandhi.

Jornada Gandhi – Amanhã (2) o Show “Onde Anda a Paz”, de Marcelo Quintanilha e Banda, no Sesc Santo André, às 20 horas, encerra a programação da Jornada Gandhi. Para esta apresentação, o cantor reuniu um repertório de músicas que possuem a paz como tema, por exemplo “Minha Alma”, do grupo Rappa, “ Andar com Fé”, de Gilberto Gil, e “Vida de Gado”, de José Ramalho. O show é gratuito, mas é preciso chegar com uma hora de antecedência para a retirada dos ingressos.

 A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 5, 2015 10:18

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK