AÇÕES DO PREFEITO

Guarda Municipal de Santo André recebe novos equipamentos

Além de 595 coletes balísticos, corporação também contará com o reforço de quatro espingardas calibre 12

Neste mês, a Guarda Municipal de Santo André recebe um reforço em equipamentos para a realização dos trabalhos. Além da aquisição de 595 coletes balísticos, que serão distribuídos para todo o efetivo da corporação, também foram adquiridos quatro espingardas calibre 12 e dois kits para a captura de animais silvestres. Ao todo, foram empregados cerca de R$ 320 mil.

Os kits para a captura de animais silvestres – compostos por gaiolas de médio porte, caixas para ofídios, laçador e mão-biônica e armadilha para a captura de animais rasteiros – serão utilizados pelas equipes que atuam em áreas próximas a matas nas regiões de Paranapiacaba, Parque Andreense e Parque do Pedroso.

“Os equipamentos são de suma importância para atuação dos GCMs nas áreas urbanas e de mata, pois a ocorrência de animais silvestres invadindo as áreas urbanas aumentou bastante, colocando em risco as pessoas e a própria fauna do Município. Com estes equipamentos, o GCM consegue capturar os animais perdidos de forma segura, sem se expor e sem causar lesões nos animais, devolvendo-os imediatamente em áreas seguras da mata”, destacou o Sub Comandante da Guarda Municipal, Rogério Durante.

Ainda de acordo com Durante, os coletes já estão sendo distribuídos enquanto que os kits, já foram entregues para as unidades onde serão utilizados. Já as espingardas estão apenas no aguardo da liberação de documentação para que também possam integrar o arsenal da corporação.

“A chegada destes equipamentos tende a diminuir a possibilidade de resistência por parte do agressor da sociedade, uma vez que ao perceber que os GCMs contam com equipamentos modernos e eficazes a tendência é se render, evitando danos aos agentes e a ele mesmo”, finalizou Durante.

Sobre a Secretaria de Segurança Pública Urbana e Comunitária

A Secretaria de Segurança Pública Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.

A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 744, sendo 631 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

 

Você também pode gostar...