GOVERNO GRANA

Jogos da Terceira Idade de Santo André têm 1,1 mil inscritos, como o salva-vidas Pedro Fazza

Cerimônia de abertura do Jotisa ocorre nesta segunda-feira (13), às 14h30, no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia; competição segue até 9 de maio

Santo André, 10 de abril de 2015 – A 16ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André), com cerimônia de abertura nesta segunda-feira (13), às 14h30, no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, teve 1.100 inscritos com mais de 60 anos. Entre eles, o aposentado e ex-salva-vidas Pedro Fazza, 71 anos, que coleciona 76 medalhas conquistadas nas outras 15 edições da Secretaria de Esporte e Lazer. A competição, dividida em 16 modalidades, será realizada até o dia 9 de maio.

A maioria das medalhas, entre ouro, prata e bronze, é fruto da natação, esporte que por 25 anos foi razão do trabalho diário nas piscinas do Clube Atlético Aramaçan, onde atuou como salva-vidas na instituição privada vizinha ao Pedro Dell`Antonia. Detalhe: função exercida depois que se aposentou como motorista de empilhadeira na Pirelli. O restante das conquistas veio das provas de atletismo, outra modalidade que pratica. “Sou bastante conhecido no meio esportivo”, orgulha-se Fazza, casado e pai de três filhas engenheiras.

Bom de prosa, Fazza guarda ainda a cópia do regulamento da primeira edição do Jotisa, promovida em 2000. Nascido em Juiz de Fora (MG), mas morador há 52 anos na Vila Homero Thon, em Santo André, o aposentado se inscreveu para participar, desta vez, de três provas de natação (25 metros livre, revezamento e costas) e atletismo (mil metros e arremesso de peso). “Os jogos servem como motivação para o pessoal treinar”, apontou o corintiano não fanático, que já participou de 13 voltas ciclísticas por vários cantos do País.

MODALIDADES – No total, serão 16 modalidades em disputa: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, dominó, gatebol, jogo de damas, malha, natação, tranca, tênis de mesa, tênis de campo, truco, voleibol simplificado e xadrez. A competição é destinada especialmente para público com mais de 60 anos, mulheres e homens. No entanto, como exceção, as provas de atletismo e natação permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme prevê o regulamento. A participação pode ser de forma individual ou por meio de clubes ou entidades.

O Jotisa também possibilita que pessoas de outras cidades, além de Santo André, participem. Do Grande ABC, representantes de São Caetano, São Bernardo e Mauá se inscreveram na competição. De São Paulo, os municípios de Barueri e Osasco marcarão presença.

Os jogos, bem como as provas de competição, ocorrerão no Pedro Dell`Antonia e no Clube Atlético Aramaçan, além da Assajea (Associação de Amigos do Jardim Estádio e Adjacências), na Vila Linda. Os três primeiros colocados, por modalidades, receberão medalhas.

Cerimônia de abertura do Jotisa
Data – nesta segunda-feira (13).
Horário – às 14h30.
Local – Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia (ginásio principal)
Endereço – Rua São Pedro, 27. Vila América/Vila Pires.

Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer

Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.

Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.

A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida em um dos principais polos econômicos brasileiros, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Segundo estimativas do IBGE para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – esgranconato@santoandre.sp.gov.br

Você também pode gostar...