PALAVRA DO PRESIDENTE

Macro Capital: Luiz Turco se reúne com a militância no “Dia Mensal de Mobilização” na Freguesia do Ó

Partido dos Trabalhadores em São Paulo inicia neste sábado (20/06) a agenda mensal rotativa e simultânea com parlamentares e dirigentes nas 20 Macrorregiões do estado

O deputado estadual Luiz Turco participa no próximo sábado (20/06), a partir das 10h, do “Dia Mensal de Mobilização”, organizado pelo PT-SP, no Diretório Zonal da Freguesia do Ó (Avenida Itaberaba, 1564), na Macro Capital, em São Paulo.

O evento é uma realização do Partido dos Trabalhadores do estado de São Paulo, cuja agenda rotativa com parlamentares e dirigentes ocorrem simultaneamente nas 20 Macrorregiões. A organização do dia de mobilização atende a pedido feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o 5º Congresso Nacional do PT, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

 

Para Lula, é preciso que os deputados e senadores “doem” um fim de semana para viajar o país com o objetivo de defender as bandeiras do partido.

 

O presidente do diretório zonal da Freguesia do Ó, Milton Galdino, o Miltinho, o secretário estadual de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, além dirigentes da capital acompanharam o deputado nesta plenária com a militância.

Presidente do PT Santo André, Luiz Turco relembra a época em que viaja o estado de São Paulo, como coordenador das Caravanas da Cidadania nos anos 1990, em que percorria os 645 municípios paulistas com o objetivo de identificar a realidade de cada cidade.

“O Dia Mensal de Mobilização é uma iniciativa louvável da direção estadual do PT em São Paulo que visa reaproximar os deputados e deputadas, bem como dirigentes estaduais, da militância e dos movimentos organizados da sociedade. Além disso, muitas atividades acontecerão nas ruas, onde o Partido dos Trabalhadores deve estar ao lado do povo”, reflete Turco.

Serviço

Plenária com a militância da Freguesia do Ó

Data: 20 de junho (sábado)

Horário: 10h

Local: Diretório Zonal da Freguesia do Ó

Endereço: Avenida Itaberaba, 1564 – Freguesia do Ó – São Paulo/SP

Informações: Adilson de Souza (11) 99314-5525 / Cidão (11) 94721-1819

 

Fábio Sales

GTE PT-SP

 

Conheça o deputado

Luiz Turco

Nascido em família humilde, na capital paulista, Luiz Turco, pai de três filhos, aprendeu muito cedo a ter responsabilidades, ajudando os pais no sustento de cinco irmãos. Ainda jovem, na década de 1970, iniciou sua militância nas Pastorais da Juventude Operária e nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Igreja Católica, onde percebeu a sua vocação política.

Trabalhou em indústrias do ABC, época em que ajudava na organização da oposição metalúrgica de São Caetano do Sul.

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, fruto de seu compromisso com a classe trabalhadora, e atuou como coordenador da campanha que elegeu Celso Daniel prefeito de Santo André. Presidente do PT andreense (1991 a 1993), Turco foi indicado pela região do ABC para integrar o Diretório Estadual do PT durante 17 anos, onde teve a missão de formar o PT pelo Estado.

Coordenou as campanhas do presidente Lula para Presidência da República (1998, 2002 e 2006) e dos candidatos do PT ao Governo do Estado até 2009. Nesse mesmo ano foi eleito novamente presidente do PT de Santo André, ocupando papel de destaque na reconstrução da unidade partidária.

Sua liderança foi determinante para agrupar a militância na caminhada que garantiu o retorno do PT ao comando da cidade, com a eleição do prefeito Carlos Grana, em 2012. Após um ano, Turco foi reeleito para a presidência da legenda.

Em 2014, elegeu-se deputado estadual, tendo obtido 78.670 votos. Turco foi indicado para atuar em três comissões permanentes do primeiro biênio: Infraestrutura, Assuntos Metropolitanos e Municipais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings.

 

Entenda o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP

A ideia é a de que os 24 parlamentares estaduais e federais do estado de São Paulo participem, no decorrer dos próximos 12 meses, de atividades, plenárias e seminários em todas as regiões do estado paulista, com a militância, prefeitos e prefeitas, vices, dirigentes, presidentes de diretórios e coordenadores de Macros, movimentos e entidades da sociedade civil.

“Serão atividades importantes para reforçarmos os laços do PT e dos mandatos com as 20 Macrorregiões do estado de São Paulo. Aproximar as lideranças da militância e debatermos as prioridades de cada região estão entre as metas”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Cada deputado e cada deputada visitarão, ao menos uma vez, cada região do estado, tendo assim, uma visão ampla e o diagnóstico das necessidades de cada local, além de contribuir efetivamente para o fortalecimento do PT nas pequenas e médias cidades.

Para o coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, a programação visa contemplar vários municípios no estado, inclusive as pequenas e médias cidades.

“Os deputados e deputadas terão a oportunidade de estreitar a relação com cada região, uma vez que a agenda será em sistema de rodízio, ou seja, os 24 parlamentares visitarão, ao menos uma vez, cada uma das 20 Macros de São Paulo”, afirma.

A data pré-estabelecida para mobilização será o segundo sábado de cada mês, entre junho de 2015 a janeiro de 2016. Excepcionalmente no mês de junho de 2015, a atividade ocorrerá no terceiro sábado (20/6), em decorrência da realização do 5º Congresso Nacional do PT.

Objetivos

– Consolidar o segundo sábado de cada mês como um dia de mobilização do PT no Estado;

– Ampliar a visibilidade dos mandatos dos nossos Deputados e Deputadas Estaduais e Federais no maior número das cidades paulistas;

– Potencializar a presença das principais lideranças do PT de São Paulo nas 20 Macrorregiões;

– Fazer a disputa de ideias e a defesa do PT e dos nossos governos Dilma/Lula na opinião pública local/regional;

– Contribuir para a organização partidária nas pequenas e médias cidades;

– Promover debates sobre o modo petista de governar e legislar;

– Fazer oposição ao governo Alckmin;

– Aproximar nossos mandatos e dirigentes com movimentos sociais, sindicatos, e organizações da sociedade civil progressistas;

– Possibilitar que filiados e filiadas, gestores, parlamentares, militantes e dirigentes do PT, cidadãs e cidadãos, instituições e movimentos interessados/as possam contribuir para o fortalecimento do Partido em todo o estado;

– Projetar nossa ação política com o objetivo de construirmos um diagnóstico permanente sobre o estado de São Paulo;

– Motivar a militância e simpatizantes a se engajar na defesa do PT, dos nossos governos e mandatos parlamentares.

Fábio Sales

GTE PT-SP

Você também pode gostar...