GERAL

MEC abre inscrições para 61,5 mil vagas do FIES nesta segunda (3/8)

Com as novas regras, os participantes terão desconto de 5% nas mensalidades. Inscrições seguem até a próxima quinta

Estão abertas a partir desta segunda-feira (3) as inscrições para concorrer a uma das 61,5 mil vagas abertas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet.

A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies. Os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades.

Com as novas normas, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. Dessa forma, os candidatos não precisam ter pressa para acessar o sistema. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.

A pontuação mínima para concorrer é de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e serão aceitas notas de edições a partir de 2010. O candidato não pode ter nota zero na redação e a renda familiar por pessoa deve ser de até 2,5 salários mínimos.

A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.

Não pode participar quem já tenha diploma de nível superior. Os novos inscritos pagarão juros de 6,5% e não mais 3,4%. Quando o financiamento não é de 100%, os estudantes deverão pagar parte da mensalidade de acordo com a renda familiar.

Renovação – Além das novas inscrições, os estudantes que já têm o financiamento devem fazer o aditamento dos contratos. O prazo começa dia 10 e, para esses estudantes, vai até o dia 31 de outubro. As renovações devem ser feitas a cada seis meses.

Os estudantes que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado no semestre passado terão a chance de fazê-lo também a partir do dia 10. O prazo para que os estudantes fizessem o aditamento dos contratos vigentes no primeiro semestre terminou no último dia 20, após ser prorrogado mais de uma vez. Segundo o MEC, menos de 100 mil estudantes não renovaram o financiamento no primeiro semestre.

O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.

Fonte: Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Você também pode gostar...