GOVERNO DILMA GOVERNOS

Minha Casa Minha Vida Rural beneficia 700 famílias de agricultores em SP

Com a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, e do deputado estadual Luiz Turco, Programa Minha Casa Minha Vida Rural entregou mais 184 unidades habitacionais a agricultores do município de Capão Bonito, no estado de São Paulo

A cerimônia de entrega das casas, nesta quinta-feira (2/7), contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e da presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Miriam Belchior.
Em seu discurso, o ministro destacou a importância do programa. “Ele é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar porque a casa própria, em condições dignas, é essencial para manter a família unida, preservar os vínculos familiares e comunitários”, disse.
Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, entre elas, famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, trabalhadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação da Agricultura Familiar do estado de São Paulo (FAF), além de quilombolas e indígenas da região do Vale do Ribeira.
“É um sonho realizado. Estou muito feliz com minha casinha”, afirmou Pedro Ferreira, 78 anos, um dos beneficiários. Cadeirante e terceiro filho de uma família com 12 irmãos, ele morava com um dos sobrinhos. “Agora, na casa dele tem mais espaço e uma rampa de acesso para melhor se locomover”, disse o sobrinho Jaime Ferreira.
Foram investidos R$ 3 milhões nas unidades de Capão Bonito. As casas têm área privativa de 56 metros quadrados, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e uma área de serviço.
“Tenho muito orgulho de estar aqui. É uma emoção muito grande ver a felicidade no rosto dessas pessoas. Como diz a presidenta Dilma Rousseff, não é apenas a aquisição da casa própria, é mais vida a essas pessoas”, disse Miriam Belchior.
Desde 2003 foram entregues 703 casas a agricultores familiares da região Sudoeste de São Paulo. A gestão coube à Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), com financiamento da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Participaram também da cerimônia o presidente da FAF, Marco Antônio Pimentel, e Marcos Rochinski, coordenador nacional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf).
O Programa Minha Casa Minha Vida Rural já assinou mais de 166 mil contratos habitacionais e entregou 85,3 mil casas, com investimento total de R$ 3,8 bilhões.

Foto: Rodrigo de Oliveira

Fonte: Agência Caixa

Você também pode gostar...