Neste domingo, ‘Adotanimal’ terá 72 pets

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 26, 2015 17:30

Neste domingo, ‘Adotanimal’ terá 72 pets

*** Por conta do Carnaval, edição de fevereiro da feira de adoção será realizada dia 1º de março, no Parque Central, das 10h às 15h ***

A folia prolongada do Carnaval empurrou a edição de fevereiro da Adotaminal, a feira de adoção de animais da Prefeitura de Santo André, para o dia 1º de março. Neste domingo, entre 10h e 15h, no Parque Central, 72 pets sem donos e/ou vítimas de maus-tratos, dos quais 42 cachorros e 30 gatos, entre filhotes e adultos, estarão à espera de uma família. Acima de cinco meses, os peludos são entregues castrados, vacinados e vermifugados.

Exatamente o que pretende o casal Leya Silva e Michel Câmara, que reside no Bairro Camilópolis, em Santo André, e garante presença na feira do próximo domingo. A princípio, a assistente de vendas pretendia comprar um cão de raça, mas, mais do que o alto valor pesquisado, resolveu praticar um gesto nobre. “Por que não adotar um animal abandonado, uma vez que existem tantos espalhados pelas ruas”, se questionou, dias atrás, junto ao marido.

Decidida pela adoção, Leya, moradora em apartamento compacto, carrega a dúvida do crescimento do animal. “Queremos uma cachorra, mas de porte pequeno”, adiantou, ao acrescentar se, durante a feira, será possível obter algumas informações com veterinários. O que, sem dúvida, será esclarecido ao casal, bem como para o público interessado em adquirir um animalzinho.

De antemão, a médica veterinária Simone Ortiz Rizzotti, da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) esclarece que, geralmente, os animais doados, filhotes, crescem muito. Neste caso, não há como saber exatamente o tamanho, uma vez que não são conhecidos os pais. “Por isso, fica mais fácil adotar um adulto, pois já vem no tamanho certo”, apontou.

Simone ainda faz outra observação. Para apartamento, o ideal é ter um gato, animal que se adapta muito bem a pequenos espaços. Mas vale lembrar que as janelas e as varandas devem estar teladas. E complementa: “Adoção de animal não se escolhe por tamanho. A pessoa deve estar ciente de que fará parte da família. Se tem condição de criar, alimentar, oferecer espaço, brincadeiras, passeio, banhos, veterinário de rotina, vacinas, e, principalmente, carinho”, reforçou a veterinária.

PÚBLICO-ALVO – Enfim, opções não faltarão para todos os gostos e corações. Mais uma vez, os cães maioria, 27 filhotes e 14 adultos – três deles hóspedes do canil municipal, entre um e quatro anos. Como é o caso do famoso Patinha, dez anos de idade, porte pequeno/médio, pelo preto, que carrega uma deficiência na pata da frente, que, no entanto, não o impede de sassaricar de um lado para o outro. Perneta, quatro, e Pingo, três, completam a lista.

Os gatos também terão seu espaço na feira. No total, 30, dos quais, 25 filhotes e cinco adultos. A Adotanimal ocorre sempre no último domingo de cada mês – a de março está programada para o dia 29, no mesmo horário e local. Recomenda-se que a pessoa leve coleira e guia para cães e caixa transporte para gatos – pode ser de papelão.

Os interessados na adoção devem ter mais de 18 anos, apresentar os documentos de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física), além do comprovante de endereço no nome do proprietário. Em seguida, o adotante passará por breve entrevista com a equipe do Colégio Singular, parceira da Secretaria de Saúde/Zoonoses na ação, para orientações sobre posse responsável e assinatura de termo de compromisso.

Além da feira, existe a possibilidade de adotar um pet no canil municipal, que fica localizado na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para mais informações: 3356-9075.

‘2ª Feira Adotanimal de 2015’
Data - neste domingo (1º).
Horário - das 10h às 15h.
Local - Parque Central.
Endereço - Rua José Bonifácio, s/n. Bairro Paraíso.

Fonte:

Prefeitura de Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 26, 2015 17:30