GERAL

Obra de Luiz Sacilotto volta à Oliveira Lima

Outro trabalho do artista será instalada no Jardim das Esculturas da Casa do Olhar

 

Santo André, 24 de abril de 2015 – Neste sábado (25) a escultura Concreção 0005, do artista plástico andreense Luiz Sacilotto (1924-2003), estará de volta ao calçadão da Rua Oliveira Lima. A obra, produzida em aço carbono pintado, com quatro metros de altura, recebeu uma nova pintura e será instalada sobre uma plataforma, e contará com um sistema de iluminação.

Outro trabalho do artista, Concreção 9877, que se encontrava no térreo do Prédio do Executivo, também ganhará lugar de destaque. A peça será afixada no Jardim de Esculturas da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Em homenagem ao artista, a série de cinco gravuras produzidas especialmente para a Prefeitura estarão em exposição no espaço municipal dedicado às artes visuais. O endereço é Rua Campos Sales, 414, no Centro.

O secretário de Cultura e Turismo Tiago Nogueira exalta importância da iniciativa para a cidade. “Sacilotto é o maior artista de Santo André e, seguramente, também do Brasil. É nosso ícone que leva o nome da cidade para mais longe. A obra Concreção 0005 irá voltar para local onde todos têm acesso”, afirmou.

Vida e obra – Luiz Sacilotto nasceu em Santo André em 1924. Depois de estudar no Centro Universitário Belas Artes, revelou-se um uma das maiores expressões do Abstracionismo no Brasil. Foi pintor, desenhista e escultor. O artista faleceu em 2003. Outros de seus trabalhos encontram-se em Santo André:

Concreção 0011 instalada no Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº, Vila Assunção);

Painel da caixa de elevador do Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar);

Esculturas e pinturas na Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia);

Painel no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC) (Avenida dos Estados, 5.001, Bairro Bangu);

Pintura da Concreção 9980 no saguão do Hospital Brasil (Rua Coronel Fernando Prestes, 1.177, Vila Dora).

Foto anexa: Obra

Sugestão de pauta: Escultura recebeu nova pintura antes de  retornar ao Calçadão da Oliveira Lima

Crédito: Anderson Pedro/PSA

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre

Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:

Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br tel. 4433-0137

Tuga Martins: mcpmartins@santoandre.sp.gov.br tel. 4433-0594

Você também pode gostar...