Para evitar prejuízos à Sabesp, Alckmin cria “gatilho” que aumenta a conta de água

PT Santo André
Por PT Santo André março 6, 2018 11:45

Para evitar prejuízos à Sabesp, Alckmin cria “gatilho” que aumenta a conta de água

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) pretende criar um ‘gatilho’ para reajustar a tarifa de água e esgoto da Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. A notícia foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo no último sábado. O aumento seria adotado quando ocorresse a diminuição de consumo médio de água da rede, como na crise hídrica de 2014/2015. De acordo com a reportagem, se a população reduzir muito o consumo e isto tiver efeito negativo nas receitas da Sabesp, a conta de água subirá além da correção pela inflação.

 

Do Estadão

Regra da Arsesp prevê aumento automático de preço quando houver redução expressiva da demanda

Fabio Leite, O Estado de S.Paulo

03 Março 2018 | 03h00

SÃO PAULO – A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) decidiu criar um “gatilho” para reajustar automaticamente a tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quando houver uma “variação anormal” do consumo médio de água da rede, como ocorreu durante a crise hídrica (2014-2015). Na prática, se a população reduzir muito o consumo e isso tiver efeito negativo nas receitas da Sabesp, a conta de água vai subir além da correção pela inflação.

SP cria novo ‘gatilho’ para reajustar água
Estrutura. Transposição leva água da Bacia do Paraíba do Sul para o Cantareira  Foto: Rafael Arbex/Estadão

+++ Grande SP gasta 15% menos água

Segundo a Arsesp, o objetivo da nova regra – inédita no setor de saneamento do País – é “garantir o equilíbrio econômico-financeiro” da Sabesp, que opera em 367 cidades paulistas (57% do total), onde vivem 24,7 milhões de pessoas. O “gatilho” vai considerar o consumo do sistema como um todo, e não de um imóvel específico – ou seja, o usuário não terá a conta aumentada individualmente por uma redução de gasto de água em sua casa.

PT Santo André
Por PT Santo André março 6, 2018 11:45

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK