Plano de educação ambiental de Santo André é apresentado em congresso de Meio Ambiente

PT Santo André
Por PT Santo André maio 20, 2015 00:40

Plano de educação ambiental de Santo André é apresentado em congresso de Meio Ambiente

Projeto, desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, foi implementado pela Escola de Formação Ambiental Billings

Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter

Santo André, 18 de maio de 2015 – A experiência da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense na área da Educação Ambiental será apresentada esta semana do XII Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poços de Caldas. O evento, que será realizado entre os dias 20 a 22, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira, terá como tema nesta edição “Crise Hídrica e Energética”. A diretora de Meio Ambiente da Secretaria, Priscila de Oliveira, representará a secretaria.

Na oportunidade, Priscila de Oliveira fará a apresentação do artigo “Novos olhares e práticas sobre recursos hídricos no ambiente escolar em Santo André/SP”, aprovado pelos organizadores do congresso. Elaborado em conjunto com Elaine Cristina da Silva Collin, Andrea Roberta Aparecida Zanuto e Edilene Vieira Fazza, também funcionárias do Departamento de Meio Ambiente da secretaria. O texto foi elaborado a partir do “Plano de Educação Ambiental para Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos” implementado através da Escola de Formação Ambiental Billings.

Este plano foi elaborado em parceria com a Secretaria de Educação, a Diretoria Regional de Ensino e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e teve como objetivo criar condições para que educadores, comunidades e outros grupos sociais desenvolvessem novas atitudes acerca dos problemas e das soluções relacionadas aos recursos hídricos, integradas às políticas públicas para a região. O plano adotou como pressupostos a participação comunitária, a aprendizagem social e o compartilhamento de informações, tornando a gestão ambiental mais participativa, responsável e correspondente às necessidades de integridade social e ecológica, permitindo uma maior percepção por parte dos participantes do Projeto e outros usuários, dos impactos diretos e indiretos que suas ações causam ao meio, especialmente aos recursos hídricos.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente da SGRNPPA Santo André é um exemplo no trato das questões ambientais, que conseguiu manter protegida e preservada grande parte do seu território inserido em área de proteção e recuperação de mananciais. “A educação ambiental é um dos nossos maiores instrumentos de transformação e conscientização. A proteção ao meio ambiente precisa ser entendida como a proteção da sadia qualidade de vida para a nossa e para as futuras gerações”, afirmou.

Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.

Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André maio 20, 2015 00:40