NOTÍCIAS

PRÉ CANDIDATURAS SE REÚNEM NO DIRETÓRIO MUNICIPAL

Na noite desta quinta feira (27), o Diretório Municipal recebeu as pré-candidaturas a vereança em reunião convocada pela Comissão Eleitoral, composta pelas forças políticas que disputaram o PED (processo de eleição direta); pelo presidente, Antônio Padre; e pela pré-candidata a Prefeitura de Santo André, Profº Bete Siraque.
O início da reunião teve a leitura de uma nota, produzida pela Executiva Municipal, reforçando o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a democracia e colocando o partido como oposição ao governo de extrema-direita, liderado por Bolsonaro, e ao governo Paulo Serra, apoiador do bolsonarismo. As pré-candidaturas aprovaram a nota que será divulgada nesta sexta feira, dia 28.

Antônio Padre falou da importância do período pré-eleitoral em que PT apresentará uma chapa de vereadores e vereadoras com muita diversidade, sendo que quatro vereadores tentarão a reeleição (Alemão Duarte, Eduardo Leite, Luiz Alberto e Wilians Bezerra). Uma mescla de novos nomes e conhecidos do petismo andreense estão entre os inscritos, é o caso do companheiro Tiago Nogueira: “Já disputei eleição três vezes, ganhei duas. Uma fiz oposição e outra assumi a Secretaria de Cultura no governo Grana. Aceitei o desafio, que pra mim é uma honra disputar uma eleição pelo PT” afirmou. O ex-prefeito, Carlos Grana, também busca uma vaga na chapa de vereadores, assim como o lider sindical Wagner Lima, hoje 1º suplente. Algumas mulheres inscritas também já apareceram nas urnas e agora passarão pelo processo interno para tentar uma vaga na disputa do legislativo; Cida Trajano, dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) é um dos exemplos, como também a Alessandra Scanhalotto, que falou que terá seus compromissos voltados à região em que mora: “o Willians e a Bete sabem dos problemas que temos na região e sabem como as coisas são difíceis por lá. Essa será uma das bandeiras caso seja candidata. E também lutarei pelo direito dos idosos e contra o feminicidio que só aumenta” concluiu.

Novidades nas inscrições ficaram por conta das pré-candidaturas que buscarão o diálogo com a juventude. Bia Gomes, 20 anos, falou da importância de uma futura candidatura sua para vereadora em Santo André: “Acredito que em tempos de intolerância e retrocesso como a gente vem vivendo no governo Bolsonaro, a candidatura de uma mulher é resistência e representação, isso como um pequeno dos inúmeros passos pra caminharmos progredindo, e ser mulher e jovem tem um peso maior ainda quando a gente para observar todos os ataques que esse governo vem fazendo a juventude, seja numa política genocida, seja nos ataques a educação, seja numa política misogina. Ser mulher e jovem é uma candidatura nova pro partido dos trabalhadores em Santo André mas promissora quando falamos de progressão”. Rodrigo Gomes, 29 anos, é funcionário público e foi diretor do SindServ, sindicato do ramo do funcionalismo público de Santo André, busca vaga para representar a classe trabalhadora, principalmente com o funcionalismo municipal. Rodrigo Smul, professor de artes e arte-educador, também falou da importância de sua pré candidatura: “Uma possível candidatura é em torno de um projeto coletivo em que um grupo confiou em mim esta tarefa. É por isso que estamos, cada vez mais ampliando nosso grupo, com muita diversidade pra que possamos dialogar com toda a cidade. Temos artistas como Abelhão e Marcelo Dopi; pessoas que lutam por moradia como meu parceiro Leo Sheik e a Rackykane, mulher trans batalhadora nas lutas sociais; mulheres petistas e que estão fora do partido; líderes religiosos da umbanda, igreja evangélica e católica. Diálogos que conquistei através do graffiti e que hoje reconhecem a importância de um novo projeto político pra cidade”.

1582868689314

As regiões da cidade também estão ocupadas com as inscrições das pré-candidaturas. No Clube de Campo temos a representação da companheira Daglair; Cidade São Jorge com Adriano Love e Joselito; no Parque das Nações, Tiago Carraro; Palmares com Hélio; no Sítio dos Vianas, Solange de Oliveira; Edson Concollato e Aguinaldo Silva, na região do Parque Erasmo.

Os pré-candidatos e pré-candidatas também pautarão debates específicos, como o Pancho, ex atleta, tem como bandeira o esporte; Marcelo Dino com o debate de cultura e direitos humanos; Sol Massari tem trabalho voltado ao público LGBTIQ+, além do trabalho com as promotoras legais; Vinicius Fagundes, capitão da PM aposentado, levanta o debate da segurança pública, assim como Misael. Na educação o Professor Pedro, também advogado, é uma das novidades. A pastora Maria Aparecida é uma das inscritas que buscará o diálogo entre os evangélicos e as Pautas progressistas defendidas pelo Partido dos Trabalhadores.

Por fim, a pré-candidata a Prefeita, Profº Bete Siraque, falando da importância de cada um e cada uma na missão de dialogar com a cidade e ajudar na elaboração do Programa de Governo. Se colocou a disposição para agendas que poderão ser propostas pelos pré-candidatos e pré-candidatas junto a seus grupos de apoio.

O próximo encontro entre as pré-candidaturas está agendado para o dia 12 de março, às 19 horas, no diretório municipal e terá como objetivo orientar a todos e a todas sobre as regras pré eleitorais.

Você também pode gostar...