Luiz Turco nascido em família humilde, na capital paulista, Luiz Turco, 58 anos, pai de três filhos, aprendeu desde cedo a ter responsabilidades, ajudando os pais no sustento de cinco irmãos. Ainda jovem, na década de 1970, iniciou sua militância na Igreja Católica, quando ingressou nas Pastorais da Juventude, Operária e CEB (Comunidades Eclesiais de Base), onde percebeu a sua vocação política.

Trabalhou em indústrias metalúrgicas do ABC, época em que ajudava na organização da oposição metalúrgica de São Caetano do Sul.

Seu forte compromisso com a classe trabalhadora o fez participar da fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Na primeira eleição do PT em 1982, participou da campanha de Celso Daniel, para prefeito em Santo André. Em 1985, foi eleito dirigente partidário, tendo atuado como coordenador da campanha que elegeu Celso Daniel prefeito. Anos depois tornou-se presidente do PT em Santo André (91 a 93), unindo as pessoas com seu jeito natural de sempre saber dizer o que era preciso.

Através desta maneira de conduzir o PT, Luiz Turco foi indicado pela região do ABC para compor a direção estadual do partido, onde recebeu a missão de organizar e formar diretórios no estado de São Paulo. Durante 17 anos, como dirigente estadual, seguiu por centenas de cidades do interior paulista, litoral, baixada santista e Regiões Metropolitanas, tornando-se conhecido como um dos formadores do PT no estado.

Coordenou as campanhas do presidente Lula, para presidência da república (1998, 2002 e 2006), e dos candidatos do PT ao governo do estado até 2009. Neste mesmo ano foi eleito novamente presidente do PT de Santo André, ocupando papel de destaque na reconstrução da unidade partidária.

Sua liderança foi determinante para agrupar a militância na caminhada que garantiu o retorno do PT ao comando da cidade, com a eleição do prefeito Carlos Grana, em 2012. Reeleito para o terceiro mandato, Turco diz que as principais metas da nova direção são fortalecer a relação do partido com o governo municipal; capitanear a militância para a reeleição da presidenta Dilma; contribuir efetivamente para nossa vitória ao governo do Estado e aprofundar as relações do PT, na retomada do diálogo com os Movimentos Populares, ao construir o projeto político petista e um Brasil melhor para todos e todas.

Por seu perfil de líder, aliado à capacidade de dialogar e ouvir as pessoas, o prefeito Grana, a direção do partido e seus militantes indicaram o nome de Luiz Turco para ser colocado na Convenção do PT com a finalidade de concorrer a uma das vagas para deputado estadual, nas eleições de outubro deste ano.

Contatos: luizturco@gmail.com ou comunicacaoluizturco@gmail.com