NOTÍCIAS

Prevenção à violência é tema de curso para profissionais da educação

Atividade faz parte das ações do projeto Pela Vida, Não à Violência, implementado na rede municipal de ensino em 2013

Santo André, 6 de maio de 2015 – Nos dias atuais, a questão da violência tem ultrapassado os muros das escolas, e se manifestado também no seu interior, colocando professores e funcionários em situações que precisam ser administradas por toda a comunidade escolar. Pensando em contribuir para o enfrentamento desta realidade, a Secretaria de Educação, por meio do Projeto Pela Vida, Não à Violência, deu início na noite da última segunda-feira ao curso “A escola, os educadores e as dificuldades na aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. A mesma versão do curso também é ofertada às quartas-feiras, no período da tarde.

A aula inicial, que teve como tema “A redução da maioridade penal”, aconteceu na última segunda-feira, no Centro de Formação de Professores “Clarice Lispector”, com a presença do jurista José Nildo Cardoso. Na tarde de hoje, o encontro contará com a presença da promotora da infância e juventude de Santo André, Rosinei Saikali. O próximo encontro abordará a “História dos direitos da criança e do adolescente no Brasil” e acontecerá nos próximos dias 11 e 13, respectivamente nos períodos da noite e da tarde.

Os encontros abordarão, ainda, os temas “Rede de proteção e apoio à criança e ao adolescente”; “Dificuldades encontradas por educadores na operacionalização do ECA” e “Atividade de sistematização e avaliação do curso”. Cinqüenta profissionais da área de educação, distribuídos em duas turmas, estão participando da formação que foi desenvolvida não apenas para os professores e equipe gestora, mas também para merendeiras, auxiliares administrativos, auxiliares de desenvolvimento infantil, professoras de apoio à educação inclusiva, monitores do projeto Mais Educação, além dos Conselheiros de Escola, que fazem parte da comunidade escolar.

O curso deverá ser ofertado de modo permanente. Assim, quando essas duas primeiras turmas concluírem o curso, outras turmas deverão ser formadas. Para quaisquer informações e sobre as próximas possibilidades de inscrição, basta enviar um e-mail para pelavidanaoviolencia@santoandre.sp.gov.br.

Pela Vida, Não à Violência – O projeto, reativado pela Secretaria de Educação em 2013, tem como objetivo fornecer suporte à rede municipal de ensino para prevenir a ocorrência de situações que possam desencadear a violência, seja qual for à forma (física, psíquica, simbólica, sexual, verbal, negligência etc.) e suas causas (origem, etnia, gênero, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação que possam ocorrer).

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br
4433-0133

 

Você também pode gostar...