AÇÕES DO PREFEITO

Programação de férias na Sabina traz oficinas e apresentações de “Ciência é Show”

Começou quarta-feira (1) a programação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento, de Santo André. Durante todo o mês de julho, além das tradicionais atrações como os Pinguins de Magalhães, a réplica do esqueleto do Tiranossauro Rex, o Planetário e o Gerador de Van de Graaf – que deixa os cabelos em pé, o espaço está com uma programação recheada de oficinas e apresentações de”Ciência é Show”, uma divertida aula que vai ensinar as crianças a fazerem experimentos caseiros, como, por exemplo, pasta de dente de elefante.

Haverá novidades, como a oficina de Trilobitas, artrópodes que viveram há pelo menos 550 milhões de anos nos oceanos. Na atividade, será possível fazer réplicas de gesso do fóssil destes bichinhos. Outras oficinas inéditas são a de Microvida, que vai desvendar o segredo escondido por trás das lâminas de microscópios e sua importância para salvar vidas humanas, e a de Realidade Virtual, que abordará o papel dos simuladores de realidade e a oficina de Extração de DNA, que vai ajudar o visitante a entender as bases científicas que levaram Darwin a repensar a evolução da humanidade.

A programação traz ainda sucessos de outras férias, como a “Câmara Escura” , uma oficina que leva o visitante aos primórdios da fotografia e da história da arte, e as oficinas de caleidoscópio feitos de papel. Na área do Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, a oficina Astrokids ensinará as crianças a construírem objetos de Astronomia e Astronáutica, e na atividade Astrolúdica acontecerão jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprenderem Astronomia e Astronáutica.

Núcleo de Observação do Céu – Para quem gosta de temas relacionados ao céu, a programação traz, durante a semana, a possibilidade de observação do Sol com telescópios e binóculos no novo espaço da Sabina, o Núcleo de Observação do Céu – NOC. Esta atividade, no entanto, está sujeita às condições meteorológicas. O Núcleo conta com dois modernos telescópios e vinte binóculos, além do Coronado, um telescópio apropriado para a observação exclusiva do sol. O Núcleo de Observação do Céu também conta com cinco Rosas dos Ventos construídas em mosaico, uma réplica de Observatório Indígena que retrata a astronomia praticada pelos índios Guaranis e um Relógio de Sol Analemático, onde o ponteiro do relógio é a própria pessoa.

Nos finais de semana, a programação também é especial. O Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler exibirá quatro sessões durante os finais de semana. Aos sábados e domingos de julho, às 13h30, haverá a sessão infantil ”Espiando o Céu”, e às 16 horas, a sessão infanto-juvenil “Uma Jornada Cósmica”.

As oficinas têm vagas limitadas e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina. Para assistir as sessões de cúpula aos finais de semana, no entanto, é necessário adquirir ingresso para a Sabina com Planetário Johannes Kepler. A programação ocorrerá de terça a domingo, entre 12h e 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.

PROGRAMAÇÃO

Oficina de Réplicas de Trilobitas:
Oficina de criação de réplicas em gesso de fósseis de Trilobitas (pequenos animais pré-históricos).
De quartas e sextas, das 14:30h às 15:30h. 10 vagas. Indicado para todas as idades.

Câmara escura:
Oficina que leva o visitante aos primórdios da fotografia e da história da arte. Nela, os partivipantes vão descobrir como as imagens surgem onde menos esperamos e quais as relações entre a nossa visão e as máquinas fotográficas.
Às terças e quintas-feiras, das 16h às 16h30. 20 vagas. A partir de 6 anos.

Ciência é show:
Uma divertida aula onde o visitante vai aprender a criar vários experimentos caseiros, como pasta de dente de elefante, ponte humana e muito mais.
Sábados e domingos, das 15h às 16h. Vagas ilimitadas. Indicado para todas as idades.

Educação para a Mobilidade:
Na área externa da Sabina, um passeio de aprendizado pela cidade do trânsito.
Terças e quintas-feiras, das 14 às 15h. Oficina sujeita às condições climáticas. 20 vagas. Indicado para todas as idades.

Oficina de Extração de DNA:
Para entender as bases científicas que levaram Darwin a repensar a evolução da humanidade.
Terças e Quintas das 15 às 16h. 10 vagas. A partir de 8 anos.

Oficina de Microvida:
Ensina a descubrir o segredo escondido por trás das lâminas de microscópios e sua importância para salvar vidas humanas.
Quartas e Sextas, das 15:30h às 16:30h. 10 vagas. A partir de 10 anos.

Oficina de Realidade Virtual:
Mostra a importância dos simuladores de realidade virtual como ferramenta de educação e entendimento do mundo.
De terça a domingo, horários 14h, 14:30h, 15h e 15:30h. 30 pessoas por sessão. Indicado para todas as idades.

Oficina de observação de aves:
Abordará como a observação de aves transformou as pesquisas de Darwin e como este mesmo processo pode estar intimamente ligado ao estudo do meio ambiente.
De terça a domingo, das 16:30h às 17:30h. 10 vagas. Oficina sujeita às condições meteorológicas. Indicado para todas as idades.

Caleidociclo:
Uma oficina de criação de caleidoscópios feitos de papel.
Sábados e Domingos, das 14h às 15h. 20 vagas por oficina. A partir de 8 anos.

Observação do Sol com telescópios e binóculo:
Possibilitará a contemplação de diversos fenômenos presentes na no Sol.
De terça a sexta-feira, das 14h às 15h. 20 vagas. Oficina sujeita às condições meteorológicas.

Oficina Astrokids:
Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e educativa.
De terça a sexta-feira, das 16h às 17h. Indicado para todas as idades.

Atividade Astrolúdica :
Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.
De terça à sexta-feira, das 17h às 18h. Indicado para todas as idades.

SERVIÇOS:
Sabina Escola Parque do Conhecimento – programação de férias
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Funcionamento: de terça a domingo, das 12 às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Ingressos: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 15, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: gratuito, sujeito a vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000.

Você também pode gostar...