#PSDBmassacraEducação: Estudo usado por Alckmin para fechar escolas é considerado “inapropriado”

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 19, 2015 11:14

#PSDBmassacraEducação: Estudo usado por Alckmin para fechar escolas é considerado “inapropriado”

O principal estudo utilizado pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) para justificar o fechamento de quase 100 escolas no estado de São Paulo é considerado inapropriado por especialistas em Educação.

Segundo o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Alavarse, o levantamento desconsidera o número de alunos por escola e o índice socioeconômico.

“Tudo indica que são outros interesses (que motivam a reorganização). Uma racionalização no sentido de se ter menos professores”, avaliou, em reportagem publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, no domingo (15).

O professor aponta que Alckmin também está fechando “escolas acima da média, que têm só um ciclo”, e conclui que a “proposição da secretaria é muito frágil.”

Ao ter acesso ao documento de 19 páginas, a reportagem mostra que o estudo traz apenas dados já divulgados pela secretaria de Educação no qual apontam que escolas de ciclo único, como pretendem com a aplicação do plano, têm desempenho 9,4% acima da média no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) e, por outro lado, as unidades com mais de um ciclo apresentam nota 1,9% abaixo da média.

Para a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o estudo é inapropriado porque “colocam como única variável a escola ter ciclo único ou não, mas não outros fatores, como o tamanho da escola”.

A educadora afirmou também que “o estudo apresenta uma correlação que não existe”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Rede Brasil Atual”

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 19, 2015 11:14