PT-SP: Oficinas de Programas de Governo e Jornada Regional do Fórum começam em março

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 26, 2016 10:07

PT-SP: Oficinas de Programas de Governo e Jornada Regional do Fórum começam em março

Como proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral, o calendário anual de atividades prevê a realização do Fórum às terças-feiras. A primeira semana prossegue em parceria com o Projeto SP (parte integrante do Projeto Estudos sobre os Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo), cuja reunião irá gerar elementos para as Oficinas de Programa de Governo, que ocorrerão no terceiro fim de semana de cada mês.

Anúncio foi feito durante a 19ª edição do Fórum de Conjuntura, que apresentou uma proposta de calendário de atividades em 2016, como parte da parceria entre o Projeto SP e o GTE Paulista

Fábio Sales/ PT-SP

No auditório lotado do PT Paulista com cerca de 100 pessoas, o Projeto São Paulo e o Grupo de Trabalho Eleitoral apresentaram a proposta da realização das Oficinas de Programas de Governo nas Macrorregiões e a Jornada Regional do Fórum, ambas as ações com início previsto para março de 2016.

O anúncio foi feito durante a 19ª edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral, realizada na noite do dia 16 de fevereiro, juntamente com a sugestão de calendário anual, que foi entregue aos participantes e será fruto de avaliação nas próximas reuniões da Executiva e Diretório Estadual do PT.

Com a Rede de Colaboradores e Colaboradoras que integrou o Programa de Governo Participativo do PT ao estado de SP, em 2014, com o até então candidato Alexandre Padilha, os 20 grupos temáticos serão integrados em três eixos de atuação: reforma urbana (desenvolvimento da cidade); políticas sociais e direitos (educação, saúde, cultura…); e gestão (participação, transparência, comunicação…). Os setoriais estaduais e municipais do PT também são convidados a participar dos debates.

A proposta da empreitada é percorrer o estado nos próximos meses oferecendo subsídios com metodologia, diretrizes e conteúdo para a construção de plataformas de governo às pré-candidaturas do PT ao Executivo, em 2016.

“A ideia-base é valorizar os setoriais e agregar colaborações dos movimentos sociais e setores acadêmicos. Assim vamos ter capacidade de construir instrumentos para influenciar na elaboração das políticas municipais potencializando a ação do PT e o modo petista de governar”, enfatiza o coordenador do Projeto SP, Eduardo Tadeu Pereira.

A sugestão sobre um Seminário na Assembleia Legislativa, intitulado: Práticas exitosas de governos municipais petistas”, sendo uma parceria entre Assessoria Técnica do PT Alesp, Secretaria de Assuntos Institucionais do PT-SP, Grupo de Trabalho Eleitoral do PT-SP e Projeto São Paulo, também foi encaminhada para análise de formato e data.

Calendário

Como proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral, o calendário anual de atividades prevê a realização do Fórum às terças-feiras. A primeira semana prossegue em parceria com o Projeto SP (parte integrante do Projeto Estudos sobre os Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo), cuja reunião irá gerar elementos para as Oficinas de Programa de Governo, que ocorrerão no terceiro fim de semana de cada mês.

Já na terceira semana, os debates serão preparatórios às eleições 2016. Por outro lado, no primeiro final de semana, a Jornada Regional do Fórum de Conjuntura Eleitoral percorrerá as Macros com encontros visando a realidade de cada região, como preparação para as eleições deste ano.

“Vamos retomar o caráter militante das campanhas. Uma das ferramentas para disputar hegemonia é debater ideias. Por isso, temos que mostrar as diferenças do ponto de vista ideológico e como o PT pensa o modo de gestão e se relacionar com a sociedade. de como as políticas públicas exercem influência positiva sobre a população. A Jornada Regional do Fórum vem para contribuir e reforçar esse debate nas Macrorregiões do estado”, analisa o coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal.

Outras ações realizadas pelo PT Paulista neste primeiro semestre de 2016 são o Dia Mensal de MobilizaçãoPT em Ação nas cidades, Formação Política para as pré-candidaturas, Oficinas de Planejamento Estratégico nas Macros, Oficinas de Comunicação nas Macros, Diagnóstico Pré-Eleitoral e Orientação Jurídica e Contábil.

Próximas agendas

No dia 1º de março (terça-feira), o Fórum de Conjuntura Eleitoral completa 20 edições. A reunião acontece das 19h às 21h30, no auditório do PT Paulista (2º andar). As temáticas e os convidados serão anunciados no decorrer da semana.

Por outro lado, a Jornada Regional do Fórum realiza o primeiro encontro nos dias 4 e 5 de março (sexta-feira e sábado). Para solicitar a agenda, os coordenadores e coordenadoras das Macrorregiões devem ligar no telefone: (11) 2103-1311 ou enviar email para gteptsp@gmail.com

Confira a proposta de calendário das atividades citadas para 2016:

Mês / Data Atividade
Fevereiro
16  19ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
20  7ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
Março
 20ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
4 e 5  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
12  8ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
15  21ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
18 e 19  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
Abril
1 e 2  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
5  22ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
9  9ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
15 e 16  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
19  23ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
Maio
3  24ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
6 e 7  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
14  10ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
17  25ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
20 e 21  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
Junho
3 e 4  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
7  26ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
11  11ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
21 ­  27ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
17 e 18  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
Julho
1 e 2  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
5  28ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
16  12ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
19  29ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
22 e 23  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
Agosto
2  30ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
5 e 6  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
16  31ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
20  13ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
19 e 20  *Oficinas de Programa de Governo nas Macros
Setembro
2 e 3  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
6  32ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
10  14ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
20  33ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
23 e 24  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
Outubro
2  Primeiro Turno Eleições 2016
4  34ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
7 e 8  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
8  15ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
18  35ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
21 e 22  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
30  Segundo Turno Eleições 2016
Novembro
 36ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
4 e 5  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
12  16ª Edição do Dia Mensal de Mobilização
16  37ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
25 e 26  *Jornada do Fórum Conjuntura Eleitoral nas Macros
Dezembro
6  38ª Edição do Fórum de Conjuntura Eleitoral
*Excepcionalmente, em virtude do ano eleitoral, algumas datas estarão sujeitas a alterações e serão avisadas com antecedência.

·         Ações e temas sugeridos para potencializar o PT nas próximas eleições!

Comunicação (Oficinas de Redes Sociais e Contraponto à grande mídia)

Processo eleitoral e início das campanhas (Palestras sobre as regras eleitorais e orientação aos diretórios sobre as alianças e coligações que o PT pode realizar em 2016. Apoio contábil e jurídico para as pré-candidaturas e diretórios)

Comparações dos Modos de Governar, Ideologia partidária e História do PT

Defesa dos Legados do PT (Governos Lula e Dilma. Divulgação dos investimentos do Governo Federal nos municípios. Discutir como o PT deve fazer oposição e apresentar projeto alternativo ao modo tucano e conservador de administrar o estado)

Atividade sobre Formação Política para pré-candidatos e pré-candidatas

PT e a relação com os Movimentos Sociais (incentivar participação de sindicatos, associações, igrejas e entidades da sociedade civil em nossos debates)

Debate sobre políticas públicas e Oficinas sobre o Modo Petista de Governar (Capacidade de gestão e impacto na sociedade; reforçar parcerias com a Fundação Perseu Abramo e Escola Nacional de Formação Política do PT)

Debates temáticos relacionados aos setoriais e secretárias do PT (inter-religioso, educação, juventude, combate ao racismo, LGBT, moradia, meio ambiente, saúde…)

Comissão para discutir política e criação da Jornada Regional do Fórum (promoção de seminários com convidados nas Macros).

Fevereiro/ 2016

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 26, 2016 10:07