#PTemSantoAndré: Unidade do Recreio da Borda do Campo ganha serviço de saúde bucal

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 25, 2015 16:43

#PTemSantoAndré: Unidade do Recreio da Borda do Campo ganha serviço de saúde bucal

Equipamento da rede de atenção básica foi revitalizado e passa a oferecer o atendimento na área; entrega oficial será dia 5 de dezembro

Santo André, 24 de novembro de 2015 – Localizada em área de manancial e distante da região central, a USF (Unidade de Saúde da Família) do Recreio da Borda do Campo, em Santo André, passou por revitalização. A obra, que durou seis meses, consistiu em diversas intervenções físicas e estruturais para melhor atender ao usuário. A principal novidade ficou por conta da introdução do serviço de saúde bucal, com a instalação de um consultório e duas cadeiras no andar térreo do imóvel de dois pavimentos. Oficialmente, a reforma do equipamento público municipal será entregue à população dia 5 de dezembro, às 10h.

O investimento para Secretaria de Saúde foi de cerca de R$ 292 mil, entre obra, equipamentos e mobiliários. Quanto ao atendimento odontológico, tratava-se de antigo pedido da população, inclusive engrossado pelos conselheiros locais de saúde. Sem o serviço na unidade da rede de atenção básica, os usuários tinham de se deslocar para outras regiões, como Vila Luzita, para tratamento e urgência na área. Neste caso, uma equipe de saúde bucal, composta por dois cirurgiões-dentistas e dois auxiliares, será implementada.

Para a coordenadora da Saúde Bucal de Santo André, Leila Cheachire, com a introdução da equipe de odontologia, a unidade passará a oferecer um atendimento preventivo. “Muitas pessoas que iam ao dentista apenas quando sentiam dor, nos casos de urgência, passarão a ter tratamento para prevenção. O que, entre outros benefícios, evitará dor e perda precoce dos dentes”, avaliou Leila, que também é cirurgiã-dentista.USF Recreio da Borda 2 1

A partir da introdução do serviço especializado na área, atividades educativas serão realizadas pela equipe de saúde bucal também em escolas do bairro, além das ações preventivas e curativas, como profilaxia, restaurações e extrações, no consultório da unidade. Com a entrega do novo espaço, que ganhou ainda escovódromo e salas de raio-x odontológico e de espera, a triagem para atendimento das famílias cadastradas começará a partir do dia 7 de dezembro, de acordo com a responsável pela unidade do Recreio, Maria Isabel Bernardes Flavio.

Na unidade, atualmente, são 3.381 famílias inscritas e que recebem visitas domiciliares semanais por três equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família). Além dos 11.025 usuários cadastrados para atendimento. O equipamento oferece ainda consultas médicas, dispensação de medicamentos, teste rápido de HIV e sífilis e serviços diversos da equipe de enfermagem, além de atividades educativas com grupos de gestantes e de obesidade, mais palestras de conscientização sobre planejamento família, entre outros temas.

AMPLIAÇÃO – Com a obra, a unidade ampliou a área de construção de cerca de 350 m² para 450 m². Entre os serviços executados, construção de várias salas, como a de equipamentos, com compressor e bomba de vácuo; de prontuários; de enfermagem e de inalação, mais almoxarifado da farmácia e depósito para materiais de limpeza e estoque.

Houve ainda reforma da sala de vacina; da copa/cozinha; da sala de grupo; recepção e da sala de administração – o último espaço fica no segundo pavimento. “Adequamos o fluxo da unidade para melhor conforto dos usuários e dos funcionários”, afirmou o engenheiro Leandro José Penna, da Assessoria de Manutenção e Obras da Secretaria de Saúde. E mais a troca de pisos e azulejos para atender ao recomendado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os sistemas de elétrica e hidráulica foram refeitos, além da troca de caxilhos e portas e serviços de pintura. “Desde sua inauguração, a unidade nunca havia passado por reforma”, reforçou o engenheiro. No endereço atual, o equipamento está instalado desde 2006, quando houve a construção do Rodoanel – o primeiro posto de saúde do bairro foi inaugurado em março de 2002, na Rua Caturrita.

Entrega da reforma da USF do Recreio da Borda do Campo
Data – 5 de dezembro (sábado).
Horário – às 10h.
Endereço – Avenida Mico Leão Dourado, 2.452. Bairro Recreio da Borda do Campo. Santo André.
Funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto – USF do Recreio da Borda do Campo está de cara nova, após obra de reforma e ampliação: 11.025 usuários cadastrados

Crédito: Beto Garavello/PSA

PT Santo André
Por PT Santo André novembro 25, 2015 16:43

PALAVRA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

FACEBOOK